Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém fez um balanço “positivo” da Presidência nas Freguesias que decorreu em São Francisco da Serra, entre 11 e 13 de junho. A iniciativa Presidência nas Freguesias está integrada na política de descentralização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Na visita participaram, também, o Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Pedro Gamito, os Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados por técnicos municipais.
Para Álvaro Beijinha “a visita permitiu estabelecer contactos com a população, os agentes económicos, as instituições e as escolas” da Freguesia. Destacando, neste balanço, o seu “potencial turístico, pois encontra-se numa zona privilegiada de serra mas perto do mar servida de bons acessos rodoviários. Por isso, temos cada vez mais sido procurados por empresários do setor que querem investir no território desta Freguesia, assim como por pessoas que procuram uma segunda habitação para férias.” Inserido na Presidência a comitiva ficou a conhecer os turismos BuganVilla, Vivenda Palheiras e Cas’Azul.
Álvaro Beijinha destacou, também, “a importância e o papel da Junta de Freguesia na parceria mantida pelas duas autarquias na realização de intervenções no território. Nesse âmbito, está atualmente em curso a intervenção no arruamento, Azinhaga dos Lavradores, em São Francisco da Serra. E em conjunto foram projetados novos investimentos públicos para Freguesia.”
Concluindo que a Presidência nas Freguesias “é importante para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho guiado pela proximidade com as pessoas.”
O Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Pedro Gamito, fez um balanço, também, “positivo” da iniciativa, sublinhando que “o trabalho que realizamos é diário em que identificamos as situações que são urgentes solucionar no imediato. Mas com estas visitas, assim organizadas, é-nos permito fazer o levantamento das intervenções de maior dimensão que são necessárias levar a efeito.”
Para Pedro Gamito “é igualmente importante verificarmos o que já foi concretizado”, destacando a intervenção na Rua Azinhaga dos Lavradores “que foi identificada no ano passado e hoje está praticamente em fase final de execução.” O Autarca afirma que “embora existam algumas intervenções na área urbana para solucionar, estamos a fechar um ciclo ao nível da requalificação das localidades, na área rural, em conjunto com a Câmara, temos investido nas pavimentações” nomeadamente no Caminho da Corte Chã, “que está a ser pavimentado de forma gradual” e a Estrada Municipal 544.
Na área do turismo “todos os anos verificamos novos investimentos em alojamentos, um crescimento que não deixa de ser sustentável e equilibrado, mas que demonstra o potencial da Freguesia.”
Nesta dinâmica Pedro Gamito deixa uma palavra de “agradecimento e reconhecimento” ao trabalho desenvolvido pelo Movimento Associativo na Freguesia, que reuniu com os Autarcas durante a Presidência.
O programa da Presidência nas Freguesias em São Francisco incluiu as visitas à Escola Básica de 1.º Ciclo de Cruz João Mendes e EPEI (Ensino Pré-Escolar Itinerante) do Roncão, ao Centro de Dia de São Francisco da Serra e Centro Social do Roncão, a Sala de convívio da Cruz de João Mendes, ao Campo de Futebol de São Francisco da Serra, às localidades de Foros da Palhota, Roncão, São Francisco da Serra, e à Ermida do Livramento.
O encerramento da Presidência nas Freguesias 2024 está programado para o mês de julho na União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha
Declarações do Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Pedro Gamito