- Este evento já decorreu.
‘Une Histoire Vraie’, pela companhia GATO SA, no âmbito do Projeto Litoral EmCena
08/12/2022 às 21:30 a 10/12/2022 às 21:30
‘Une Histoire Vraie’ vai ser apresentado a 8, 9 e 10 de dezembro, às 21h30, no Auditório do Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro (CAPAG), em Vila Nova de Santo André.
Os bilhetes, que podem ser adquiridos na semana da apresentação do espetáculo, custam 5 euros para o público geral e 3 euros para menores de 21, maiores de 65 e sócios AJAGATO.
M/12 | Duração: 70 minutos | RESERVAS: 269 751 296 ou 928 118 361
Sinopse: Pauline regressa à casa de infância movida por uma dúvida inquietante que a acompanha há muito. Revisita os espaços que guarda na memória e reencontra sinais perturbadoramente reveladores sobre as suas origens.
Nos últimos anos pesquisou muito, procurou indícios e as memórias de infância fundem-se agora com as constatações factuais, os relatos e os presságios.
Pauline reconstitui pouco a pouco a história da sua vida e vê confirmados os seus maiores medos, mas também descobre que, por detrás da imagem arrepiante do casal Tenardier, que a criou como filha, se esconde uma manifestação de amor comovente.
No final terá de tomar uma decisão corajosa. Será ela capaz de vingar a memória de seus pais e fazer a justiça que reclamam?
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação e Encenação: Lionel Ménard; Apoio dramatúrgico: Mário Primo; Elenco: Helena Rosa, Mafalda Marafusta, Marina Leonardo, Raul Oliveira, Rogério Bruno, Tomás Porto; Desenho de luzes: Rui Senos; Sonoplastia: João Martinho; Adereços de cena: Colectivo; Carpintaria de cena: Pedro Mira e Natália Terlecka; Costureira: Florbela Santos; Fotografia: Victormar; Produção: AJAGATO 2022
Sobre o Litoral EmCena
O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.
A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral, contribuindo ainda para aumentar a sua atratibilidade turistica.
Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.
Sobre a AJAGATO
Legalmente constituida em 11 de março de 1999, a AJAGATO – Associação de Amigos do GATO permitiu aprofundar e diversificar a dinâmica teatral desenvolvida desde 1988 pelo GATO SA (grupo de teatro), com projectos de maior envergadura suportados por uma rede de parceiros e patrocinadores das quais merece um particular destaque o Município de Santiago do Cacém, mas também a Junta de Freguesia de Santo André, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação INATEL e o tecido empresarial da região. Para além de apoiar e produzir as criações teatrais da companhia, a Associação realiza projectos destinados à comunidade em geral, com evidentes reflexos na criação de fluxos de público genuinamente interessado pelo teatro que fazem desta região uma referência cultural no sul do país.