- Este evento já decorreu.
Teatro nas Freguesias – MALTESES
10/03/2022 a 27/03/2022
Durante o mês de março sobe aos palcos em algumas localidades do Município a peça “Malteses” pela companhia de teatro GATO SA. A calendarizão será:
10 de março – 21h30 – Cercal do Alentejo (Casa do Povo)
12 de março – 21h30 – Ermidas-Sado (Vitória Futebol Clube Ermidense)
13 de março – 16h30 – Sonega (Associação de Moradores do Salão Comunitário da Sonega)
24 de março – 21h30 – Abela (Sporting Futebol Clube Abelense)
25 de março – 21h30 – São Domingos (Casa do Povo de São Domingos)
26 de março – 21h30 – Roncão (Centro Social do Roncão)
27 de março – 18h00 – São Bartolomeu da Serra (Associação de Moradores de São Bartolomeu da Serra)
maio (data a designar) – Alvalade
SINOPSE
Dois malteses encontram-se à noite num descampado e interagem evocando situações das suas vidas errantes, das memórias da família perdida, das mágoas, das brigas e do destino que os fez malteses do Alentejo.
O ESPECTÁCULO
Colagem de poemas do escritor Manuel da Fonseca. Textos seleccionados em torno da personagem do Maltês, uma figura recorrente tanto na obra poética, como na prosa do autor.
Campaniços, mendigos, vagabundos e malteses são homens em conflito com um espaço físico e social adverso, a quem Manuel da Fonseca dedica uma particular atenção e investe de valentia e coragem fora do comum, exaltando a dimensão heroica no confronto com a sua condição marginal. Homens corajosos e rijos que enfrentam determinados todas as dificuldades e privações, conservando uma dignidade muito própria e uma ânsia de liberdade acima de tudo na vida. Homens insubmissos para com as injustiças e dignos de exaltação.
Os Poemas foram encadeados dramaturgicamente segundo uma linha narrativa como se de uma peça de teatro se tratasse. A representação procura valorizar a palavra do autor, descobrindo-lhe porém novas leituras e o espectáculo constrói-se com as acções físicas dos actores enquadradas na participação de um músico que pontua alguns dos momentos mais importantes.
Poemas: Estradas (extracto) – Solidão (extracto) – Maltês – Sol do mendigo – Canção de maltês – A casa no vento (adaptação) – Canção – O Vagabundo (extracto) – Nocturno (adaptação) – Rosa Charneca – Perdida – Mataram a tuna
FICHA ARTÍSTICA
Dramaturgia e Encenação – Mário Primo
Interpretação – Raul Oliveira, Rogério Bruno e Alexandre Pintassilgo
Música Original – Alexandre Pintassilgo
Desenho de Luz – Tomás Porto
Fotografia – Victor Horta
Duração – 40 minutos
Teatro nas Freguesias_Malteses