- Este evento já decorreu.
“O Relato de Alabad” – Projecto EmCena
18/09/2020 às 21:30 a 23:30
Devido ao encerramento do Auditório Municipal António Chainho, como medida preventiva na contenção do surto da COVID-19, o espetáculo do Projeto EmCena, O Relato de Alabab, previsto para 19 de setembro, fica cancelado. No entanto, mantém-se a sua realização no dia 18 de setembro, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo em Vila Nova de Santo André.
No dia 18 de setembro está em cena O Relato de Alabad, com texto de Nuno Pino Custódio, monólogo de Pedro Diogo e música ao vivo de Pedro Rufino.
Este espetáculo realiza-se no âmbito do Projecto EmCena, no dia 18 de setembro, às 21h30, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André.
A peça fala do ano de 1147 e da defesa de Lisboa contra portugueses e cruzados em trânsito para a Terra Santa (Segunda Cruzada). Partindo de relatos ocidentais, recria-se o ponto de vista do “lado de lá”, o dos muçulmanos, através da crónica de Alabad bin Muhammad Almançor, arqueiro e poeta. Fugido de Santarém (tomada de assalto pelos portugueses meses antes), Alabad e o seu irmão Youssef são acolhidos por um tio lisbonense, procurando aí recomeçar as suas vidas. Mas a esperança de uma existência feliz naquela cidade florescente e muito populosa em breve se transformará numa tormenta, quando os cristãos chegam às portas da cidade para conquistá-la (na perspetiva do defensor), para reclamá-la (na ideia do invasor).Na tradição dos contadores de histórias e com acompanhamento musical-sonoro ao vivo, Alabad desdobra-se em inúmeras personagens e situações, descrevendo e confidenciando com palavras e gestos a perda de uma das mais importantes cidades comerciais do Al-Gharb Al-Andaluz.
Bilhetes: 5,00€ – Público em geral | 3,00€ – Menores de 18 anos / maiores de 65 anos e sócios da AJAGATO
Local de venda: CAPAG (Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro), em Vila Nova de Santo André
Reservas para o número 914706503, por mensagem privada na página de facebook ou para o email geral@gatosa.net.