- Este evento já decorreu.
I Festival das Marias
28/11/2019 às 21:30 a 30/11/2019 às 23:30
€3,00O Auditório Municipal António Chainho recebe nos dias 28 e 30 de novembro, pelas 21h30, a primeira edição do Festival das Marias com dois espetáculos de teatro e música.
Dia 28 de novembro, 21h30
TEATRO | LACURA
Companhia: Impulso
País: Espanha
Sinopse: Bibi, um personagem do doentio século XXI, hilariamente possuída por espíritos que a habitam, decide contar-nos a sua própria louca visão do mundo.Família, amantes, medos e paisagens psicológicas serão o fio condutor da história, levando-nos a fazer uma viagem interior sem retorno através da dor e do riso, dando a volta para descobrir que não dá para fazer omeletes sem ovos.
Ficha Artística
Co-direção: Enrique Pardo e Bibiana Monje
Autoria e Interpretação: Bibiana Monje
Assistente de direção: Daniel Gallardo
Desenho audiovisual: Eduardo López
Assistente artístico e figurinos: Marta Belmonte
Dia 30 de novembro – 21h30
MÚSICA | MARINA DE LA RIVA
Género: cubana, popular, bossa nova, pop
País: Brasil
Sinopse: Marina nasceu no Rio de Janeiro. Apesar disso, viveu toda a sua infância e adolescência em Baixa Grande da Leopoldina, distrito de Campos dos Goytacazes, cidade do interior fluminense. A sua ligação com Cuba não se restringe a uma mera questão de gosto musical: o pai é cubano, exilado no Brasil; a mãe é de Araguari, Minas Gerais. O pai e os avós paternos de Marina foram para Miami quando da Revolução Cubana, em 1959. Como fugiram sem nada, contaram com a ajuda de amigos para refazerem a vida. Contudo, a fortuna não lhes foi complacente, e na época da colheita, chuvas devastaram toda a safra. Tal fato obrigou o avô a vender sua usina. Restava-lhe seguir para o Brasil (1964), onde possuía terras no interior do Estado do Rio de Janeiro, compradas quando ainda morava em Cuba. Marina acumula um Prêmio APCA de revelação feminina (categoria música popular) e foi indicada ao prémio Tim de Música para disco de língua estrangeira (categoria especial).
O Festival das Marias é organizado pelo Lendias d’Encantar, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e assume-se como um evento internacional e pluridisciplinar, que se baseia na perspetiva da arte no feminino. Surge, como resposta à necessidade de potenciar a dimensão distintiva da criação feminina, frequentemente ofuscada pelo preconceito de género, alicerçado numa tradição de hierarquização patriarcal e num machismo generalizado.
O Festival das Marias, pretende acontecer em todo o Alentejo, potenciando parcerias e dando continuidade ao trabalho entre municípios e agentes culturais de que o FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo, é exemplo de sucesso, potenciando a parceria de colaboração existente entre a CADAC e a Associação Lendias d’Encantar. Nesta primeira edição, o Festival das Marias apresenta à região espetáculos de dança, teatro, música, exposições diversas, workshops, mesas redondas e muitas conversas! Esperamos por si!