- Este evento já decorreu.
Festival Liberdade
28/06/2019 às 8:00 a 30/06/2019 às 23:30
Plano Especial de Emergência do Festival da Liberdade 2019
Sobre o Festival Liberdade 2019
A 7.ª edição do Festival Liberdade traz novidades acrescentando mais um dia ao evento. Com data marcada para 28, 29, 30 de junho 2019 promete transformar o Centro Equestre de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, num verdadeiro espaço de convívio, partilha e de encontro da Juventude da Região, com surpreendentes iniciativas nas áreas da música, teatro, cinema, desporto e artes visuais.
Este ano, com vista à promoção e divulgação do Festival Liberdade realizaremos a iniciativa “Warm-up Festival Liberdade”, que dará a conhecer a história, o conceito e os seus objetivos, bem como os conteúdos e atividades da edição de 2019.
A “Warm-up Festival Liberdade” é destinada aos jovens entre os 14-25 anos e acontecerá, em cada um dos concelhos da Região, em local de grande concentração e atratividade para a Juventude, durante os meses de março, abril e maio.
Nesta edição, a organização aposta no Parque de Campismo – gratuito – que irá permitir aos jovens visitantes pernoitar e garantindo-lhes condições para desfrutarem em pleno do Festival Liberdade.
Aqui todas as modalidades desportivas são permitidas. Traz a tua!
Sabe mais em https://www.festival.liberdade.amrs.pt/pages/657
SERVIÇO DE BUS VAI E VEM
Serviço de Bus Vai e Vem_Festival Liberdade_consulta Aqui
“Concurso de Artes Visuais”
Garante o teu espaço
Este foi o espaço criado para dar maior visibilidade aos projetos e iniciativas das Associações Juvenis da nossa Região.
Garante a vosso stand na Mostra Associativa, sabe como em https://
«Participa com a tua iniciativa!»
Festival Liberdade dá inicio ao período de inscrições para as Animações e Iniciativas e para a Mostra Associativa da edição 2019, lançando desafio aos Jovens e às Associações Juvenis da Região de Setúbal «Participa com a tua iniciativa!».
Este desafio tem como objetivo chamá-los à atenção que têm no Festival Liberdade o palco para apresentação das suas ideias, projetos e atividades. As propostas que apresentarem resultará no Programa do Festival Liberdade 2019. «Nós damos a oportunidade, vocês constroem o Festival!»
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas através da submissão da ficha de inscrição no site do Festival (www.festival.liberdade.amrs.pt) ou entregue em mão nos serviços de Juventude do respetivo município.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, deverão contactar o secretariado do Festival através do e-mail: festival.liberdade@amrs.pt
Espaços no Festival
Mostra Associativa – Espaço dedicado a stands expositivos das estruturas de Juventude, onde dão visibilidade à atividade, ao projeto e à visão de cada uma delas.
Palco Liberdade – Palco principal do Festival composto por um cartaz com nomes da música nacional.
Palco Paz – Palco dedicado a projetos musicais que se afirmam como novos valores da música no plano dos concelhos, selecionados em concurso de bandas ou mostra dinamizadas pelos municípios da Região.
Palco Igualdade – Lugar alternativo com músicos a solo, DJ’s e MC’s, onde a informalidade dá lugar à música.
Tenda Juventude- Espaço que acolhe e dá a conhecer projetos mais intimistas, nas áreas da música e da dança.
Arte em Liberdade- Mostra de Arte, que tem por base a seleção dos trabalhos apresentados no quadro do concurso Regional “Arte em Liberdade”, dinamizado na vertente das artes visuais (fotografia, desenho, pintura, gravura, ilustração, banda desenhada, instalação e escultura), dirigido a jovens artistas contribuindo para a promoção da criação artística e a fruição cultural, promovendo, simultaneamente, o trabalho dos jovens artistas da Região de Setúbal.
Teatro e Cinema – Espaço onde é possível assistir a apontamentos de teatro e curtas-metragens.
Desporto – Área que permite a demonstração e a prática de diferentes modalidades desportivas.
Animação de Rua – Animação itinerante pelo recinto com música, artes circenses, entre outras.
O Festival na Imprensa
Diário da Região
O Projeto Regional – Festival Liberdade
Conceito
O Festival Liberdade é um Projeto Regional, assumido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e os municípios seus associados (Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal), em parceria com o Movimento Associativo Juvenil da Região, que pretende criar espaços de discussão e participação das Estruturas Juvenis (formais ou não formais), numa visão de esperança e confiança que na capacidade transformadora de que a Juventude é natural portadora.
Um Festival feito de ideias e iniciativas da Juventude!
Um espaço de cultura convívio, gratuito, aberto a todos os que queiram vir festejar a Liberdade!
Objetivos
Comemorar os valores da Liberdade e a revolução de Abril;
Potenciar o envolvimento da Juventude e do seu Movimento Associativo Juvenil na construção do festival, dando-lhes a oportunidade de dinamizar os espaços, as iniciativas e os conteúdos que o integram nas mais diversas expressões: música, teatro, cinema, desporto, artes visuais, encontros e debate.
Promover um espaço de reflexão e partilha sobre as políticas de Juventude no plano da Região e do País.
AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal
Os Municípios da Região de Setúbal cedo compreenderam a vontade e a necessidade de cooperar, de partilhar diferentes experiencias e de tomar nas suas mãos a construção de uma identidade regional, dando origem, em 1983, à primeira Associação de Municípios do País: a, então, AMDS – Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
Duas décadas depois da sua fundação, passa a designar-se por Associação de Municípios da Região de Setúbal, fruto de alterações decorrentes de ações governativas, integrando atualmente 11 municípios do Distrito de Setúbal (Alcácer do Sal, Almada, Alcochete, Barreiro, Palmela, Moita, Montijo, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal).
Os primeiros passos foram dados no sentido do reforço do associativismo e da cultura na Região de Setúbal, seguidos pela constituição de diversos Grupos de Trabalho Intermunicipais, nos mais variados domínios, instando as autarquias da Região à participação ativa, à troca de experiencias, ao desenvolvimento de projetos comuns e partilhados, fator que veio a revelar-se um vetor fundamental do sucesso da atuação da AMRS.