- Este evento já decorreu.
Apresentação do livro “Onde o destino nos Une” de Raimundo Bernardo
30/09/2023 às 15:00
Realiza-se no dia 30 de setembro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, a apresentação do livro “Onde o destino nos Une” de Raimundo Bernardo.
“Comecei, nessa mesma tarde, os preparativos para a aventura do dia seguinte.
Arranjei uma corda grande, uma sachola e meia dúzia de velas de cera. Coloquei mantimentos no saco e arrumei tudo, junto ao muro do poço. Depois de jantar, fui o primeiro a ir para a cama.
Queria dormir bem, para iniciar logo cedo a jornada até à mina.”
“Raimundo António Pires de Sousa Bernardo nasceu a 15 de novembro de 1963, em Santiago do Cacém. Cresceu e viveu junto dos seus pais, Lídia e Joaquim, e do seu irmão, 5 anos mais velho, Carlos.
Aos 15 anos despertou o seu interesse pela escrita. Escrevia com gosto, pequenos textos e rascunhos. Também, nessa idade, deu os primeiros passos naquela que viria a ser a sua carreira. Por correspondência, tirou um curso na área de eletrónica e fez, do sótão da casa dos seus pais, a sua primeira oficina, onde arranjava pequenos eletrodomésticos, nomeadamente, rádios e televisões.
Com 16 anos, pela altura do verão, começou a acompanhar o pai na campanha da tiragem da cortiça, como tirador.
Em novembro de 1982, aos 19 anos, com o dinheiro que amealhou, tirou a carta de condução e comprou o seu primeiro carro, um Fiat 127. Nessa altura, começou a escrever, à mão, as primeiras páginas da sua obra literária “Onde o destino nos une”, título que viria a ser atribuído, anos mais tarde.
Entre setembro de 1984 e novembro de 1985 cumpriu o serviço militar obrigatório, no Regimento de Comandos da Amadora.
Em 1989, deu início à construção da sua casa e abriu a sua loja de reparações, onde reparava todo o género de eletrodomésticos. 1989 foi também o ano em que conheceu a sua futura esposa, Cristina.
Em 1991 deu por terminada a escrita da obra.
Casou-se em abril de 1997 e, mais tarde, teve dois filhos a Sónia e o Tiago.
Em julho de 2023, a sua filha Sónia convenceu o pai a avançar com a publicação da obra literária. Um desejo antigo e já esquecido pelo autor, mas que,ainda se mantinha aceso. Precisou apenas de um sopro de força para avançar. ” – Fonte Livraria Atlântico