Quem somos
O Laboratório de Águas é um serviço da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, atualmente integrado na Divisão de Comodidade Local, que iniciou a sua atividade no ano de 1995, na sequência da inequívoca falta de resposta do exterior, face às necessidades internas de subcontratação de um elevado volume de ensaios analíticos. A criação do Laboratório veio permitir, desde então, uma gestão mais eficiente da qualidade da água para consumo humano nas 32 zonas de abastecimento de água do concelho, promovendo desde modo a proteção da saúde pública.
A atividade deste Laboratório, pautou-se sempre por um elevado nível de exigência numa perspetiva de melhoria contínua, implementando para o efeito, um sistema de gestão da qualidade, à luz da norma NP EN ISO 17025 – Requisitos Gerais de Competência de Laboratórios de Ensaios e de calibração.
No ano de 2010, o Laboratório foi sujeito a obras de ampliação e requalificação, que permitiram a criação das condições necessárias ao funcionamento da área laboratorial da microbiologia de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 17025:2005, tendo este investimento sido objeto de cofinanciamento comunitário.
No ano de 2012, o Laboratório foi Acreditado pelo Instituto Português de Acreditação, tendo-lhe sido reconhecida a competência técnica para a realização de colheitas e ensaios em amostras de água de consumo humano, água natural e água de piscina, segundo os requisitos de gestão e técnicos da norma NP EN ISO 17025:2005.
O Laboratório é atualmente constituído por três áreas de atividade principais:
Acreditação
O Laboratório de Águas da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, está Acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025, desde o dia 25 de maio de 2012, com o Certificado de Acreditação Nº L0623, sendo-lhe reconhecida a competência técnica para a realização da amostragem e dos ensaios, microbiológicos e físico-químicos, nos âmbitos: água de consumo, água natural e água de piscina, conforme descrito no respetivo Anexo Técnico de Acreditação.
Certificado e Anexo Técnico de Acreditação L0623
Certificado de Acreditação_L0623 (2021-05-21)
Anexo Técnico de Acreditação Edição Nº 19 (2024-06-08)
Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível Intermédia_Ed.17 (2024-10-07)_I-30801_2024
O Laboratório de Águas também integra a lista da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que contém os Laboratórios considerados Aptos para o controlo da qualidade da água para consumo humano, de acordo com o Decreto-lei 69/2023 de 21 de agosto:
Lista de Laboratórios Aptos – ERSAR
Sistema de Gestão da Qualidade
O Laboratório de Águas possui um Sistema de Gestão da Qualidade, que se rege segundo a norma NP EN ISO/IEC17025 – Requisitos Gerais de Competência para Laboratórios de Ensaios e de Calibração.
Visão
O Laboratório de Águas tem como visão, ser um serviço reconhecido, por contribuir para a qualidade de vida dos cidadãos, garantindo a excelência dos serviços prestados e a satisfação dos seus colaboradores e clientes.
Missão
O Laboratório de Águas tem como missão a prestação de serviços de elevada qualidade, baseando-se para tal, na contínua atualização técnica dos seus meios e nas boas práticas profissionais dos seus técnicos, na perspetiva de satisfazer as necessidades de todos os seus clientes, em cumprimento com os requisitos legais e normativos, que lhes são aplicáveis.
Valores
Para o desenvolvimento da sua atividade em torno de princípios legais e normativos, e de rigor técnico e científico, o Laboratório tem como valores fundamentais a cumprir, os seguintes:
- A Competência Técnica e Ética Profissional;
- A Transparência e Imparcialidade;
- A Isenção, Independência e garantia da Confidencialidade da informação dos seus
- clientes;
- A Inovação, Qualidade e Melhoria Contínua do seu desempenho;
- A Satisfação dos seus Colaboradores e Clientes.
Política da Qualidade
O Laboratório de Águas tem como política a prestação de serviços de elevada qualidade, baseando-se para isso na contínua atualização técnica dos seus meios e nas boas práticas profissionais dos seus técnicos, na perspetiva de atingir os seguintes objetivos:
- Cumprir a norma NP EN ISO/IEC 17025, garantindo a competência, a imparcialidade, o funcionamento consistente do Laboratório e a manutenção/extensão da sua acreditação;
- Melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão implementado, tendo por base o planeamento e a implementação de ações para tratar riscos e oportunidades;
- Realizar a colheita de amostras e os ensaios de acordo com os métodos estabelecidos, com os requisitos regulamentares aplicáveis à sua área de atividade e com os requisitos dos clientes;
- Satisfazer as exigências de todos os clientes através de serviços prestados em tempo útil e com a qualidade desejada, alicerçada na competência técnica dos recursos humanos do Laboratório, no recurso a boas práticas e no constante aperfeiçoamento tecnológico dos seus equipamentos;
- Zelar permanentemente pela garantia da qualidade dos ensaios realizados;
- Participar na implementação e manutenção de um ambiente interno de espírito de equipa e de melhoria contínua;
- “Fazer bem à primeira”, reduzindo assim os erros e os custos de os corrigir; e
- Ser reconhecido externamente pelas práticas de Qualidade estabelecidas.
A Gestão do Laboratório de Águas compromete-se a:
- estabelecer, documentar, e manter políticas e objetivos para cumprimento do propósito da norma, disponibilizar os recursos materiais e humanos necessários para a concretização desta política nas atividades quotidianas do Laboratório de forma a assegurar o seu funcionamento consistente, documentar e divulgar as políticas e procedimentos necessários à garantia da qualidade dos ensaios efetuados, de modo a que sejam implementadas, compreendidas e acessíveis ao pessoal relevante.
- garantir a imparcialidade e a inexistência de pressões ou influências abusivas de origem interna ou externa, de natureza comercial, financeira ou outras, suscetíveis de afetar os resultados.
Na prossecução desta Política, a Gestão do laboratório, estabeleceu, mantém e divulgou por todos os seus colaboradores, um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NP EN ISO/IEC 17025 sendo da responsabilidade de todos a sua implementação e manutenção.
O que fazemos
O Laboratório de Águas da Câmara Municipal presta serviços de colheita e transporte de amostras e de análises microbiológicas e físico-químicas, para Clientes Internos (controlo da qualidade da água para consumo humano distribuída no Município e monitorização da qualidade da água das Piscinas Municipais) e para Clientes externos, em amostras de:
Desdobrável – Laboratório de Águas da Câmara Municipal de Santiago do Cacém_2023
Tabela de preços de prestação de serviços 2024
Contactos
Rua Professor Dr. Egas Moniz, Nº 43
7540-204 Santiago do Cacém
269 818280 “rede fixa nacional”
269 818284 “rede fixa nacional”
laboratorio@cm-santiagocacem.pt
Outros Contactos:
Divisão de Comodidade Local
269 829409 “rede fixa nacional”
269 829495 “rede fixa nacional”
dcl@cm-santiagocacem.pt
Horário de Receção de Amostras
Atendimento Geral:
Segunda a sexta-feira: 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Receção de Amostras:
Microbiologia:
Segundas e terças-feiras: 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30
Físico-Química:
Segunda a quarta-feira: 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30