Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica 2024
Decorre, entre os dias 3 e 25 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica 2024, no concelho de Santiago do Cacém, promovida pela Autarquia.
Consulte o calendário e o edital referente à Campanha 2024 e conheça o dia, hora e local para realizar a vacinação antirrábica e/ou a identificação eletrónica do seu canídeo.
Edital 2024 – Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica
Calendário 2024 – Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica 2024
No Canil de Santiago do Cacém recolhemos e tratamos os cães errantes do município.
Um animal vadio ou errante é aquele que for encontrado na via pública ou outro local público, fora do controlo ou vigilância do respetivo detentor e não está identificado.
“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma
planta, um animal, uma criança, um idoso, o Planeta Terra.” – Leonardo Boff
Cada município tem diferentes realidades na problemática dos animais que utilizam os espaços públicos de forma desadequada e não existe uma solução única para o problema.
O Município de Santiago do Cacém considera que as iniciativas no domínio da educação e da formação cívica constituem um forte contributo para eliminação das práticas de maltratos e para a prevenção do abandono de animais.
Deste modo, nasceu a história acerca da Mimosa, uma cadelinha encantadora que conta as suas atividades diárias. As Aventuras da Mimosa é uma publicação destinada a todas as crianças que já têm ou gostavam de possuir um animal de estimação.
Nela são abordados temas como a importância da vacinação, da desparasitação e do uso de trela no animal de estimação, bem como o respeito pela sociedade, pelo ambiente e pelos animais, promovendo a sensibilização e o envolvimento parental numa perspetiva de educação não formal das crianças.
A presente publicação integra o conjunto de acções desenvolvidas no âmbito do programa municipal de combate ao insucesso escolar “Insucesso Zero/Igualdade na Educação”, promovido pelo Município de Santiago do Cacém. O Insucesso Zero/ Igualdade na Educação tem como objetivos, entre outros, proporcionar espaços de educação não formal, promover a cidadania, envolver a comunidade na problemática da educação e do sucesso escolar e valorizar as competências adquiridas na escola.
Neste contexto, a publicação As Aventuras da Mimosa pretende contribuir para o desenvolvimento, nomeadamente, junto dos públicos mais jovens, de uma consciência ambiental reforçada e, especificamente, para a promoção de comportamentos respeitadores do bem-estar animal.
A publicação As Aventuras da Mimosa beneficiou de apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, sendo co-financiada pelo Fundo Social Europeu (FSE).