Os “Sábados a Ler” são sábados diferentes nas Bibliotecas Municipais, e o sábado, dia 27 de novembro, foi especial com a Margarida Botelho e o músico Luís Fernandes. Quem esteve na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, miúdos e graúdos, foram convidados pelas palavras e pelos sons a embarcarem numa viagem emotiva à pequena aldeia indígena kayapó, na bacia do rio Xingu na Amazónia. Uma aldeia que já não existe ao ser submersa após a construção de uma barragem.
Margarida Botelho viveu durante uns tempos nesta aldeia e contou na primeira pessoa as vivências e as aprendizagens que trouxe consigo. Nesta viagem, pelo livro Yara/Iara, todos conheceram Yara, o seu mundo, as suas brincadeiras e a vida tão distinta de Iara a menina de Lisboa, mas com vidas de crianças tão iguais.
Com os relatos vividos pela autora, pela ilustração tridimensional , pela fotografia, pela leitura, pelos sons e os objetos todos foram envolvidos na selva amazónica de alma e coração.
Esta é uma história e uma aldeia que todos podem visitar na exposição patente até ao final do mês de janeiro de 2022, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca em Santiago do Cacém de autoria de Margarida Botelho e Mário Campos.