Passados 123 anos da 1.ª viagem de carro em Portugal o Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, vai realizar a tradicional reconstituição desta memorável viagem.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, esta “é uma data simbólica que gostamos de assinalar pelo facto do 1.º carro a circular em Portugal ter vindo para Santiago do Cacém.” Segundo rezam as crónicas a viagem começou em Cacilhas e demorou três dias, pelo caminho, em Palmela, atropelou um burro que veio a morrer.
Este ano a par da reconstituição histórica com o passeio de carros clássicos pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, será inaugurada a exposição de pintura D’Assis Cordeiro, intitulada O “Gasolina” em Santiago do Cacém, 1895. A exposição resulta de um trabalho intenso de pesquisa para apurar a verdadeira história desta viagem, que o pintor tem vindo a realizar ao longo dos anos e que mereceu o reconhecimento do Presidente do Município. “São trabalhos extremamente interessantes pois tratam da história de Santiago do Cacém, o 1.º automóvel não foi para Lisboa ou Porto mas sim para a nossa cidade.” O Autarca recorda que também foi para Santiago do Cacém que veio o primeiro Roll Royce e a primeira licença de condução.
Foi em outubro do ano de 1895 que a viagem do Panhard & Levassor comprado em Paris por D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém, se tornou um marco histórico. No ano de 2018 é revivida esta fantástica viagem, com a classe e o brilho de automóveis que ao longo de gerações têm deixado a sua marca no imaginário de todos.