Encontra-se em votação, até 30 de setembro, no âmbito do projeto OPP – Orçamento Participativo de Portugal, um projeto de “Valorização dos Trilhos da Reserva das Lagoas de Santo André e da Sancha” e o projeto “Praias para Todos”.
O projeto 360 para a valorização dos trilhos da Reserva das Lagoas de Santo André e da Sancha, tem um custo estimado de 300 mil euros, pretenda disponibilizar ao visitante painéis/mesas informativas sobre a geodiversidade e biodiversidade deste território. Será ainda criada uma aplicação móvel que inclui informação de várias áreas temáticas e georreferenciada.
A votação neste projeto pode ser feita em: https://opp.gov.pt/proj/360
Na Reserva Natural, existe da Estação Ornitológica Nacional do Monte do Outeirão (a mais antiga estação de anilhagem do país para a época migratória), constitui um ponto atrativo de excelência e merecia ter mais recursos para implementar mais ações para o público em geral e para o público escolar.
A candidatura partiu de Anabela Cruces e Conceição Freitas, do Centro de Geologia da FCUL.
Quanto ao projeto 759 “Praia para Todos” a proposta de intervenção incide na Praia da Costa de Santo André (município de Santiago do Cacém) e na Praia de Melides (município de Grândola), ambas detentoras de Bandeira Azul e ambas classificadas como “Zonas Balneares Acessíveis a Pessoas com Mobilidade Condicionada”, tem um custo estimado de 150 mil euros. É proposta a realização de diversas intervenções, no sentido de permitir melhores condições de inclusão para todos os cidadãos, bem como, a ligação das praias permitindo um melhor usufruto de todos das condições paisagísticas e ambientais que as mesmas oferecem.
A votação neste projeto pode ser feita em: https://opp.gov.pt/proj/759
Uma candidatura apresentada por: Frederico Lamas, Fernando Miranda, Sandra Caiado Pereira, Catarina Nyogeri Correia e Teresa Chainho