No âmbito da iniciativa Viver (com) a escrita, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, decorreu, dia 26 de novembro, na Biblioteca da Escola Secundária Manuel da Fonseca um encontro entre os alunos e o escritor Nuno Duarte, com moderação de João Morales. Esta iniciativa colocou o escritor Nuno Duarte em diálogo com os alunos e professores numa oportunidade de falarem dele, com ele, dos seus trabalhos e de todos os assuntos que foram surgindo durante a conversa.
Para que a interação com o escritor fosse mais proveitosa, dias antes da sessão, os alunos receberam o livro de banda desenhada “O Outro Lado de Z”, com argumento de Nuno Duarte e ilustrações de Mosi. Uma oferta da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, entregue pelo Vereador da Educação, Jaime Cáceres, para que os alunos pudessem ler e preparar, com os professores, o encontro com o escritor.
Nuno Duarte desenvolveu trabalhos de jornalismo, entre várias publicações para o jornal Público, de tradução e de guionismo em séries como “Bocage”, “Liberdade XXI”, “República”, “Conta-me como foi”, “Bem-vindos a Beirais”, “Aqui tão longe” ou “Inspector Max”. Enquanto argumentista de banda desenhada, teve diversos livros publicados, nomeadamente Paris Morreu, A Fórmula da Felicidade vol. 1 e 2 com Osvaldo Medina, O Baile com Joana Afonso, Fri(c)ções com João Sequeira e O Outro Lado de Z com Mosi, e também muitas outras publicações de BD curtas. O autor recebeu em 2013 o Prémio Nacional de Banda Desenhada do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora na categoria de Melhor Argumento para Álbum Português pela obra O Baile, vencedora também do prémio de Melhor Álbum Português. No mesmo ano, os Prémios Profissionais de Banda Desenhada, já tinham também galardoado o autor com o Prémio Argumentista do Ano e a obra com o Álbum do Ano. A BD “Ómega” de Duarte e Venâncio foi contemplada com o Galardão de Excelência na Criação de Curtas em BD pela Comic Con Portugal em 2015.
“Viver (com) a escrita” é uma iniciativa integrada no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.