O Viver (com) a escrita promove o encontro e o diálogo entre escritores e os alunos dos quatro agrupamentos de escolas do Concelho. A iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém conta com o apoio da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, que financiou a aquisição dos livros, dos diferentes escritores convidados, para serem oferecidos aos alunos participantes.
No dia 19 de outubro a EB nº 1 do Cercal do Alentejo recebeu o escritor Pedro Leitão, para um encontro moderado pelo jornalista João Morales. O escritor ilustrador deixou fascinados os mais novos ao fazer ao vivo uma ilustração que ofereceu à escola, e ao autografar de forma personalizada cada um dos livros oferecidos. No final, os mais novos ainda fizeram um desenho que pode vir a ser a capa do próximo livro de Pedro Leitão. O momento contou com a presença da Vereadora da Cultura, Sónia Gonçalves, que sublinhou a importância dos livros e da leitura para o desenvolvimento das crianças.
No dia 22 de outubro o escritor Carlos Nuno Granja estará na EB nº1 de Santo André e no dia 27 o escritor Afonso Cruz participa no Viver (com) a escrita na Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém. Na EB Professor Arménio Lança, dia 5 de novembro, os alunos vão receber o escritor Afonso Reis Cabral.
Pedro Leitão é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa, e dedica-se à ilustração e à banda desenhada. Foi colaborador da revista infantil Rua Sésamo e tem editados, desde 1997, diversos livros para crianças, muitos com texto de Luísa Ducla Soares. Em 2004 iniciou a coleção “As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho”, na editora Gailivro. Realiza, em escolas e bibliotecas públicas, sessões de animação à leitura, e colabora, desde 1995, com o dramaturgo e ator Paulo Lages, na criação e representação de espetáculos de “Teatro com Livro e Leitura”.