No âmbito da iniciativa “Viver (com) a escrita” a Câmara Municipal de Santiago do Cacém ofereceu aos alunos e professores do 3.º e 4.º ano da Escola Básica N.º1 de Ermidas-Sado e da Escola Básica N.º 1 de Cercal do Alentejo o livro “Quem vem lá?”, de Rui de Almeida Paiva. Foram oferecidos 82 exemplares num investimento de 925 euros.
O Vereador Jaime Cáceres esteve presente na iniciativa, sublinhando a aposta da Autarquia de Santiago do Cacém na educação. Jaime Cáceres destacou a importância da leitura na formação das crianças e jovens, “pois ler dá-nos ferramentas para pensar, para falar, para escrever e ser criativo, e essas são competências importantes para o desenvolvimento escolar e pessoal dos alunos.”
Foi com entusiasmo que os alunos folhearam, cheiraram e ficaram encantados com as ilustrações desde livro, e cheios de vontade de ler e partilhar a história com os colegas. Estes alunos vão estar presentes, no dia 24 de outubro, às 10h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, na sessão a eles dedicada do “Viver (com) a escrita” para um encontro com o escritor Rui de Almeida Paiva, com moderação de João Morales. O livro “Quem vem lá?” foi o vencedor do prémio Matilde Rosa Araújo 2018 do Concurso Lusófono da Trofa.
A iniciativa “Viver (com) a escrita” pretende colocar o escritor Rui de Almeida Paiva em diálogo com o seu público, adequando os temas e a forma como o seu trabalho é apresentado à audiência em questão. Falaremos dele, com ele, dos seus trabalhos e de tudo o mais que a conversa nos traga…
“Viver (com) a escrita” é uma iniciativa integrada no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.