A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca recebeu esta manhã os alunos e professores dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica n.º1 de Ermidas-Sado e da Escola Básica n.º 1 de Cercal do Alentejo para um encontro com o escritor Rui de Almeida Paiva. A iniciativa está inserida no “Viver (com) a Escrita” e contou com a moderação de João Morales.
Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de escutar a história do livro “Quem vem lá?”, da autoria de Rui de Almeida Paiva. No final, e de forma a colaborar com o conteúdo do livro, o autor pediu a todos os alunos para escreverem a sua própria história. A Câmara Municipal de Santiago do Cacém ofereceu os livros aos alunos e professores para que pudessem antecipadamente conhecer a história e preparar algumas questões que gostassem de colocar ao autor.
Rui de Almeida Paiva teve ainda a oportunidade de apresentar mais duas histórias da sua autoria, no início deu a conhecer “A Mala Rápida do Senhor Parado” e no final “O Ploc do Pollock”. Ambas a histórias proporcionaram momentos de criatividade onde uma folha de papel branca serviu de tela para desenhar um objeto que não pudesse faltar na mala do Senhor Parado ou para um “ploc” da aguarela caído do pincel que resulta numa imagem da imaginação.
Aos autógrafos do escritor juntaram-se as perguntas dos alunos no final da iniciativa.
“Viver (com) a escrita” é uma iniciativa integrada no Programa Municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.