O valor de concentração de ozono de 180 μg/m3 (microgramas por metro cúbico), está a ser ultrapassado hoje em Sonega, concelho(s) Santiago do Cacém, de acordo com a informação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional-Alentejo (CCDRA).
Na(s) estação(ões) de qualidade do ar de Sonega, esta ultrapassagem observou-se às 13h00 (hora local), tendo sido atingida nesse período uma concentração média horária de 187 µg/m3. Atendendo à evolução prevista das condições meteorológicas nesta zona, prevê-se que esta situação se mantenha durante as próximas 3 horas.
Para os valores de concentração hoje observados, o ozono pode provocar alguns danos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, tais como:
- Crianças
- Idosos
- Asmáticos e/ou Alérgicos
- Indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas.
A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.
Durante a permanência desta situação, é recomendável que os grupos mais sensíveis da população anteriormente apontados:
- evitem inalar grandes quantidades de ar poluído, especialmente durante o período da tarde
- reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior (ao ar livre)
- evitem outros fatores de risco, tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição (ex. gasolina, tintas ou vernizes)
- respeitem rigorosamente os tratamentos médicos em curso
- recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.
Para obter informações adicionais sobre este poluente, poderá aceder ao site da Agência Portuguesa do Ambiente: http://www.apambiente.pt