O Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo – “Terras Sem Sombra” voltou a deixar a sua marca em Santiago do Cacém, nos dias 2 e 3 de abril. No dia 2, a Igreja Matriz recebeu um concerto memorável, a Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini, numa interpretação dirigida por Alberto Zedda, antigo director musical do Teatro alla Scala, de Milão, uma das grandes figuras da música internacional dos nossos dias.
A obra foi interpretada em Santiago do Cacém pela soprano Isabella Gaudí, pela meio-soprano Cecilia Molinari, pelo tenor Sunnyboy Dladla e pelo barítono Pablo Ruiz, além do Coro de Cámara de El Molino e de Ruben Sánchez-Vieco e Josu Okiñena ao piano e ao harmónio. No dia seguinte ao concerto, realizou-se um passeio que teve a temática da biodiversidade como pano de fundo, que contou com a participação de artistas, espectadores e membros da comunidade, numa ação denominada “De Santiago do Cacém a Santiago de Compostela – Conhecer, Salvaguardar e Valorizar o Caminho Português no Sudoeste”, em que foram percorridos cerca de 5 km até às ruínas do convento franciscano de Nossa Senhora do Loreto, seguindo uma etapa da Rota Vicentina que acompanha o Caminho Histórico de Santiago.
A iniciativa, da responsabilidade do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, foi levada a cabo em parceria com o Município de Santiago do Cacém, que esteve representado no concerto pelo Presidente Álvaro Beijinha e pelo Vereador da Cultura, Norberto Barradas.