A Câmara Municipal de Santiago do Cacém plantou, em 2023, um total de seis mil árvores de 10 espécies diferentes no âmbito da iniciativa Florestas 2030, promovida pela União Europeia (UE) e que faz parte da Estratégia para a Biodiversidade da UE, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do ar, a redução dos efeitos das alterações climáticas e a promoção da biodiversidade. As árvores plantadas foram oferta da Fundação GALP e todos os trabalhos de plantação foram executados através de meios da Câmara Municipal.
O Município orgulha-se de fazer a sua parte no âmbito da Estratégia da UE para as florestas, que foi apresentada pela Comissão Europeia em julho de 2021 como um dos elementos emblemáticos do Pacto Ecológico Europeu. Este pacto baseia-se na Estratégia de Biodiversidade da UE e constitui uma parte essencial dos esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030, nomeadamente através da plantação de 3 mil milhões de árvores até 2030.
Esta iniciativa é um exemplo positivo de como as autarquias podem contribuir para a melhoria do ambiente. A plantação de árvores é uma medida simples e eficaz que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das populações.
O futuro de todos nós depende da saúde do Planeta.