A Freguesia de São Francisco da Serra encerrou a iniciativa Presidência nas Freguesias com um balanço positivo, com destaque para o trabalho de requalificação, a dinâmica associativa e o potencial turístico da Freguesia com recantos de beleza únicos.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acompanhado dos Vereadores com Pelouros e dos técnicos das respetivas áreas, durante os dias 10, 11 e 12 de julho, percorreram as ruas da Freguesia, contactaram com a população e inteiraram-se das necessidades de coletividades e empresários.
O Presidente da Autarquia sublinhou que São Francisco da Serra, Cruz de João Mendes e Roncão, que são as três aldeias que compõem esta Freguesia, “estão altamente qualificadas, porque nos últimos anos foram realizados grandes investimentos num trabalho conjunto entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.” Álvaro Beijinha destaca a requalificação que foi executada na estrada que liga São Francisco a Cruz de João Mendes. “São pouco mais de dois quilómetros que fazem toda a diferença para esta população. A construção da via ciclável aproximou as duas aldeias e são inúmeras as pessoas que por aí circulam, e muitas delas idosas” refere o Autarca.
“A forte dinâmica associativa da Freguesia” foi outro dos pontos destacados pelo Presidente de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha. São várias as iniciativas que aqui decorrem como os Encontros com o Fado apadrinhados pelo Mestre da Guitarra Portuguesa, e filho da terra, António Chainho. O Grande Prémio de Atletismo Nossa Senhora do Livramento, que na edição de 2018 juntou mais de 300 participantes. O Festival do Petisco que teve este ano a sua primeira edição com balanço muito positivo e o Encontro Motard promovido pelo Moto Clube “Os Alarves”.
Na vertente do turismo a Freguesia de São Francisco da Serra está a dar cartas. “Estão a surgir cada vez mais unidades de turismo em espaço rural. A Câmara é muito procurada por proprietários de montes que os pretendem transformar em espaços turísticos, e que se dirigem a nós para que os ajudemos nos procedimentos necessários.” Nesse sentido a comitiva visitou o “Monte Sardinha” um novo empreendimento de turismo rural, que a par de outras iniciativas e projetos firma a vertente turística do Concelho.
O Presidente do Município sublinha que esta é uma Freguesia com grande “beleza natural, tem uma vista privilegiada para o mar, cursos de água, montado de sobreiro e muita vegetação, o que faz com que seja uma Freguesia com um grande potencial turístico.”
A Presidência nas Freguesias terminou com a sessão semanal da Reunião de Câmara, um esforço claro do Executivo de descentralização e aproximação das populações.
Pode ouvir as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.