A Presidência nas Freguesias visitou nos dias 19,21 e 22 de junho a União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, acompanhado dos Vereadores com Pelouros, Executivo da Junta de Freguesia e técnicos das respetivas áreas tiveram a oportunidade de se inteirarem da realidade das duas localidades.
O Presidente, Álvaro Beijinha, fez um “balanço positivo” da visita às freguesias sublinhando o seu cariz rural. Tendo em conta essa vertente, a comitiva visitou o Monte dos Alhos com 760 hectares dedicados à produção de milho, arroz e gado bovino. Foi igualmente visitada pela Presidência nas Freguesias a empresa agrícola AgroCampilhas, uma das maiores do país, que se dedica em 400 hectares de terreno à cultura do arroz.
Em localidades agrícolas a água é tema central o que levou os eleitos a visitaram as Barragens de Fonte Cerne e Campilhas. “O problema da seca fez com que a Autarquia lutasse para a construção de um canal que ligasse Morgavel a Fonte Cerne. Esse compromisso já foi assumido pelo Estado e Alqueva chegará à captação do Sado, esse é um dado importantíssimo para a agricultura de São Domingos e Vale de Água,” frisa o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
No Monte do Pocinho o edil, Álvaro Beijinha, ficou a conhecer o projeto de instalação de Painéis Solares, um investimento na ordem dos 11 milhões de euros com capacidade de produção de 10 a 12 Mw. A estação fotovoltaica “é um dos maiores investimentos privados que se vão fazer no Concelho de Santiago do Cacém, o projeto já foi aprovado e os trabalhos de limpeza dos terrenos iniciados, o passo seguinte será a montagem do estaleiro.” O Presidente da Autarquia sublinha que este projeto, durante a sua fase de construção, irá trazer trabalho e dinamizar a economia local.
Na vertente turística, os eleitos visitaram o hotel rural MonteXisto onde os proprietários revelaram um conceito de turismo assente na qualidade, tranquilidade e tradições alentejanas de bem receber.
A comitiva da Presidência nas Freguesias conheceu também o Aldeamento Turístico “O Nosso Mundo”. Propriedade de um casal holandês que se encantou pelo Alentejo e escolheu o Concelho de Santiago do Cacém, por reunir as melhores condições, para fazer nascer e crescer o seu projeto de um refúgio de tranquilidade. Álvaro Beijinha sublinhou que “esta é uma área económica que está em franco crescimento, as pessoas não procuram apenas alojamentos junto ao mar, gostam também de fazer turismo em zonas de paisagem Alentejana de montado.”
O Museu da Farinha foi ponto de passagem na Freguesia de São Domingos, por este ser “um equipamento importantíssimo do ponto de vista turístico e cultural,” frisou o Presidente Álvaro Beijinha.
Os eleitos e técnicos visitaram a EB1 e Jardim de Infância de São Domingos onde verificaram as intervenções realizadas pela autarquia, tomando nota das necessidades ainda sentidas.
Durante o encontro com os responsáveis do Centro de Dia de São Domingos os eleitos ficaram a par da situação financeira vivida na instituição, e mostraram disponibilidade para orientar no que fosse possível os seus responsáveis.
Pelas ruas de São Domingos o Presidente da Câmara, Álvaro Beijinha, acompanhado dos Vereadores com Pelouros, Executivo da Junta de Freguesia e técnicos das respetivas áreas inteiraram-se das obras a decorrer e as já realizadas. Álvaro Beijinha sublinhou que era “uma ambição da população, há vários anos, a intervenção que estamos prestes a concluir numa das ruas da localidade.”
A reunião com o Movimento Associativo ficou marcada pelos pedidos de apoio dos seus representantes.
No segundo dia de visita a comitiva contactou com os utentes do Centro de Dia e as crianças da EB1 de Vale de Água. Os eleitos, num contacto direto com a população, percorreram as ruas da localidade de Vale das Éguas registando as preocupações, e as manifestações de agrado pelo trabalho realizado.
Em Foros da Casa os Autarcas e técnicos das respetivas áreas contactaram com a população e inteiram-se das suas necessidades. Na localidade de Foros do Locário verificaram os trabalhos que estão a decorrer de pavimentação e construção de passeios.
Os eleitos não deixaram de passar pela Zona de Atividades Mistas de Vale de Água, onde contactaram com os empresários aí instalados. Tendo percorrido as ruas da localidade, verificando equipamentos como o parque geriátrico que a autarquia instalou para a população idosa ganhar maior mobilidade.
Os três dias de visita à União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água terminaram com a realização da Assembleia Municipal na Sala de Convívio da Comissão de Moradores de Vale de Água.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém