O contrato para a empreitada “Requalificação de Espaço Público no Bairro do Pinhal”, em Vila Nova de Santo André, foi assinado no dia 19 de dezembro, na Sala de Sessões da Sede do Município, em Santiago do Cacém. Uma obra com o valor de um milhão e cem mil euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e o representante da empresa PROTECNIL – Sociedade Técnica de Construções, S.A., Nélson Tomás, firmaram o acordo para a obra neste Bairro, que irá de uma forma geral, qualificar a imagem geral do bairro, quer paisagisticamente, quer funcionalmente, recorrendo ao espaço público para preservar a memória do local, valorizando os usos partilhados com o qual foi pensado, mas garantindo a segurança dos seus utilizadores.
A cidade de Vila Nova de Santo André tem sido alvo de importantes intervenções de requalificação e de regeneração urbana, Álvaro Beijinha reforça a ideia: “trata-se da requalificação de um Bairro com problemas complicados de regeneração. Queremos oferecer as melhores condições de habitabilidade a quem lá vive, tornando o Bairro mais amigo dos seus habitantes e visitantes. Esta é uma obra importantíssima para a cidade e foi um compromisso que assumimos com as populações durante a Campanha Eleitoral.”
Serão realizadas as seguintes intervenções:
– Requalificação das áreas de circulação pedonal, através da repavimentação dos passeios existentes, criação de acessos desnivelados, remoção de obstáculos, redefinição das áreas pedonais / áreas de circulação mistas / áreas viárias, repavimentação de áreas degradadas
– Instalação de lomba no eixo principal do bairro de modo a garantir a circulação pedonal em segurança e a redução da velocidade de viaturas que circulam nesta zona.
– Restruturação dos espaços verdes do bairro, com redefinição da rede de rega e redução dos custos de manutenção.
– Colocação de mobiliário e equipamento urbano de modo a melhorar a utilização / fruição do espaço .
– Instalação de dois fogareiros comunitários, com vista à centralização deste tipo de equipamentos, evitando a proliferação de pequenas unidades individuais.
– Resolução de problemas de drenagem pluvial.
– Reforço da sinalização vertical e horizontal.
Esta obra está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da Câmara Municipal (abrange Vila Nova de Santo André os Centros Históricos de Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo e Alvalade). A autarquia submeteu a sua candidatura para apoios da União Europeia através do Alentejo 2020, Portugal 2020 e FEDER.
O arranque dos trabalhos está previsto para os primeiros meses de 2019 e aguarda apenas a aprovação final da Unidade de Gestão do Alentejo 2020, bem como o visto do Tribunal de Contas.
Ainda no âmbito do PEDU, Álvaro Beijinha adianta que “o Bairro das Flores, em Vila Nova de Santo André, já está numa fase avançada dos trabalhos e já estamos a trabalhar no lançamento do Concurso Público para a requalificação e toda a envolvente do Mercado Municipal em Santiago do Cacém”.
Oiça as declarações do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha