A 33.ª Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo terminou com um balanço positivo, cumprindo-se o objetivo de manter viva a iniciativa e de mostrar o que de melhor o Concelho tem para oferecer. O certame decorreu, de 27 a 30 de maio, em formato digital devido à pandemia, uma decisão da Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC) considerando a importância que a Santiagro tem para o Município e para a Região.
O Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha, ao fazer o balanço da iniciativa afirmou que “não posso deixar de manifestar uma certa tristeza pela Santiagro não ter podido realizar-se de forma habitual, com o recinto da feira cheio de milhares de pessoas. No entanto, a Autarquia entendeu realizar esta 33.ª edição, ainda que num formato digital e muito diferente do habitual, e o resultado foi positivo o que nos deixa satisfeitos por termos assinalado tudo o que a Santiagro representa para o nosso Concelho.”
Álvaro Beijinha sublinha que este certame é “uma grande montra do mundo rural e das suas atividades económicas como a agricultura, a floresta, a pecuária, mas também o turismo, o artesanato, a gastronomia, os produtos endógenos e toda uma panóplia de coisas boas que temos para oferecer e que projeta a marca Município de Santiago do Cacém Terra Única.” Sem esquecer a animação musical com grupos locais e DJs que gravaram as suas atuações nas freguesias do Concelho, “que representaram a outra face do evento que é a da cultura e a dos grandes concertos que enchiam o recinto de público.” Acrescentando que, “nestes quatro dias, conseguimos transmitir nas redes sociais e no canal de youtube da Autarquia uma grande parte do que representa a Santiagro.”
Já a pensar na próxima edição “acredito que vamos conseguir ultrapassar esta pandemia e esperamos que em 2022 consigamos organizar a Santiagro nos moldes habituais. A Autarquia fez investimentos no recinto e trouxe inovações de forma a responder ao número crescente de visitantes que o certame tem recebido nos últimos anos. Esta é uma feira pensada para nós, mas também para quem nos visita e fundamentalmente para desenvolver o nosso Município.”
No certame houve igualmente espaço para vários webinários que abordaram temas como o regadio, o montado de sobro, a suinicultura e a criação do cavalo lusitano. Nesta edição digital não ficaram de fora a gastronomia, o artesanato, os produtos locais e os agentes económicos, que habitualmente marcam presença nas edições da Santiagro, que tiveram como entidade promotora a ADL.
A música marcou presença constante nesta edição da Santiagro, para além da atuação de DJs que gravaram a sua participação em vários locais das freguesias do Concelho, no dia de encerramento a Santiagro contou com o momento musical “Acordes da Terra”, com a participação de grupos e artistas locais.
Para a 34.ª edição da Santiagro, a Câmara Municipal espera que seja possível realizar o certame no seu formato normal, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, trazendo a habitual animação ao Concelho.