Santiago do Cacém acolheu, nos dias 23 e 24 de novembro, a Feira do Empreendedorismo e Emprego – SANTIAGO EMPREENDE. O Pavilhão de Feiras e Exposições da Cidade foi palco de várias iniciativas cujo objetivo foi dinamizar a economia local, captar investimento e dar respostas às questões que hoje se colocam aos jovens ao nível da formação profissional, do empreendedorismo e da entrada no mercado de trabalho.
Numa organização da Câmara Municipal, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a Associação de Apoio ao Empresário do Alentejo Litoral (AAEL) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, recorda que a iniciativa surgiu quando o país passava por uma profunda crise em que a questão mais preocupante era a do desemprego. “O motivo principal, que nos levou a apostar na SANTIAGO EMPREENDE, foi o de criar algo novo que fosse contra esse momento mau que o país vivia. Passados quatro anos o desemprego continua a preocupar-nos, mas temos assistido ao nascer de vários projetos de gente que arregaçou as mangas e conseguiu contrariar a tendência. O mesmo aconteceu com várias empresas que na altura viviam momentos de extrema dificuldade, mas que hoje os conseguiram ultrapassar e vivem momentos de sucesso e são exemplos de criação de emprego e riqueza para o nosso Concelho”.
O Autarca deixou uma mensagem de esperança para os mais novos, “pois eles são o futuro, e destaco a formação como fundamental quer seja para entrar no mercado de trabalho como para lançarem as suas próprias ideias”.
Para Álvaro Beijinha a SANTIAGO EMPREENDE “é um momento de oportunidades, de troca de experiências, de ideias e de interação entre as empresas e os jovens.”
A Feira do Empreendedorismo e Emprego – SANTIAGO EMPREENDE contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Margarida Santos, que foi oradora numa das conferências, e do Vereador com o Pelouro da Educação, Jaime Cáceres. Ambos os Autarcas sublinharam a importância do evento para dinamizar os jovens, e menos jovens, para a formação, o emprego e o empreendedorismo.
Do programa fizeram parte conferências sobre produtos financeiros desenhados à medida dos projetos empreendedores; realizadas consultorias relativas à internacionalização; ao marketing e à fiscalidade; apresentadas oportunidades e estímulos ao empreendedorismo; simulações de entrevistas. Os visitantes participaram ainda em workshops de eletrónica, realidade aumentada, tecnologia green screen bem como cozinha ao vivo.
A iniciativa insere-se no programa municipal de combate ao insucesso escolar, “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.