O Município de Santiago do Cacém foi uma das 59 autarquias, de norte a sul do país, a receber o selo de mérito que reconhece os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e medidas de apoio em benefício das necessidades dos cuidadores informais, no âmbito do programa “Cuida Santiago”.
Falta de apoio emocional/psicológico, apoios financeiros, necessidade de formação específica no processo de cuidar, são algumas das necessidades mais apontadas pelos cuidadores e às quais a autarquia de Santiago do Cacém está atenta, apoiando os munícipes das mais diversas formas.
No âmbito do Projeto CLDS-4G de Santiago do Cacém, na área do Envelhecimento, executado em parceria entre o Município de Santiago do Cacém e a ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, que decorreu de 01 de setembro de 2020 a 30 de setembro de 2023, foram direcionadas ações para a identificação e capacitação de cuidadores informais, com o objetivo de identificar o número de cuidadores informais, com 65 ou mais anos, existentes no Município, bem como promover a capacitação do cuidador informal para o ato de cuidar.Foram identificados 50 cuidadores informais (7 homens e 43 mulheres), com 65 ou mais anos, sendo a situação de cônjuge a que se destacou em maior percentagem. De realçar que estes cuidadores não eram beneficiários de respostas sociais.
Realizaram-se as seguintes atividades:
Contactos telefónicos e visitas domiciliárias com cuidadores informais para acompanhamento psicossocial; informações sobre o Estatuto do Cuidador Informal, assim como outras prestações sociais e recursos da comunidade; visitas para atividades formativas ao domicilio; rastreios de saúde, através de uma lógica de proximidade e de prevenção; visitas ao domicílio em parceria com a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade da ULSLA – Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.
Medida “Estatuto do Cuidador Informal” e de outras medidas de apoio social em parceria com Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal nas freguesias com maior área populacional.
Realizaram-se, também, algumas atividades com voluntários destinadas a cuidadores informais de pessoas idosas: sessão de Gerontopsicomotricidade; beleza e bem-estar e distribuição de bens de higiene pessoal.
Nestas atividades de capacitação abrangeram-se 110 pessoas, entre cuidadores e pessoas cuidadas, das quais 34 homens e 76 mulheres, sendo que foi possível dotar os cuidadores de competências e conhecimentos específicos, na área dos cuidados à pessoa dependente, assim como contribuir para a estabilidade emocional.