A iniciativa “Música em Cerromaior”, um ciclo de concertos dedicado à música erudita, vai decorrer em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, entre os meses de outubro e de dezembro. O primeiro concerto realiza-se no dia 4 de outubro, às 21h30, no Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, com o Coro Ricercare.
O Vereador com o Pelouro da Cultura, Jaime Cáceres, sublinha que a iniciativa recebeu do “emblemático romance de Manuel da Fonseca, “Cerromaior”, o mote para a reedição de uma temporada de música erudita, no município de Santiago do Cacém.”
O autarca explica que esta edição apresenta “desde a música de Câmara aos formatos de orquestra”, com o objetivo de “captar e sensibilizar públicos, proporcionando uma oferta cada vez mais diversificada e eclética aos munícipes, através de abordagens temáticas e estéticas, marcadas pela qualidade dos seus intervenientes”, salienta Jaime Cáceres. O Autarca acrescenta que, “no domínio quer da música orquestral, quer coral, o Município de Santiago do Cacém vai ter oportunidade de assistir a obras de grandes compositores da história da música e de vários períodos, desde o Barroco a compositores contemporâneos.”
Esta edição da Temporada de “Música em Cerromaior” alterna entre Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, “estando já previsto que, nas próximas edições, o projeto seja estendido também a outras freguesias do Município” explica Jaime Cáceres.
De salientar que “estamos a oferecer uma temporada de música erudita esperando que as pessoas adiram, e que tenham acesso a outras expressões musicais, pois são espetáculos com muita qualidade.”
Todos os concertos têm entrada gratuita, mediante reserva.
Realiza-se no dia 4 de outubro, às 21h30, no Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, o primeiro concerto da iniciativa Música em Cerromaior com o Coro Ricercare.
O Coro Ricercare é tudo o que a paixão pela música coral significa. O trabalho de expressão, fusão e qualidade vocal fazem das suas atuações verdadeiros momentos marcantes. O grupo integra na sua formação jovens músicos de diversas proveniências curriculares: Escola de Música do Conservatório Nacional, Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras. A procura incessante de um resultado de excelência na música coral que desde sempre pautou o seu trabalho, tem feito com que o Coro Ricercare se tenha vindo a destacar há vários anos como um coro português de referência. O Coro Ricercare foi criado em 1996 pelos maestros Carlos Caires e Paulo Lourenço, e é dirigido desde 2001 por Pedro Teixeira.
Dia 25 de outubro, às 21h30, em Vila Nova de Santo André, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM), acontece o espetáculo de Música de Câmara da Orquestra Sinfónica Juvenil. Este é um concerto intimista e valida a oportunidade do público poder apreciar os instrumentos de corda num formato singular distinguindo melhor a sonoridade de cada um destes instrumentos.
Dia 16 de novembro, às 21h30, realiza-se a Gala de Ópera da Orquestra Sinfónica Juvenil, no AMAC. Um espetáculo que é uma visita a toda a história das óperas que marcaram a sua existência desde o século XVIII. A interpretação de grandes áreas de ópera que ficaram marcadas por figuras como Luciano Pavarotti, Carreras ou Plácido Domingos.
Dia 7 de dezembro, às 21h30, a Orquestra Clássica do Sul atua no auditório da ESPAM. A formação apresenta Mediterrânea – Influências Mediterrânicas – num programa inspirado em obras de compositores dos países do Mediterrâneo, numa viagem musical com passagem por Portugal, Espanha, França e Itália.