A cidade de Santiago do Cacém marcou presença no festival Savaria Historical Carnival que decorreu na Hungria, no Município do Condado de Szombathely, de 22 a 25 de agosto.
O festival celebra o passado romano da região reunindo milhares de pessoas e tendo como convidadas as delegações das cidades irmãs, como Santiago do Cacém, mas também da Áustria, da Alemanha e da Roménia.
O convite partiu da Câmara Municipal de Szombathely, cidade húngara, e uma delegação de Santiago do Cacém, constituída pelo Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, pelo Vereador Jaime Cáceres, pela Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes e pela Chefe de Gabinete, Mónica Aguiar, participou no evento.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, afirmou que, “aproveitando o facto de termos o legado Romano a unir-nos, esta foi a oportunidade para estabelecermos um conjunto de estratégias de cooperação em outras áreas como, por exemplo, o turismo. Foi com esse objetivo que o Município convidou a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) a acompanhar a deslocação à Hungria, esta fez-se representar pelo seu Vice-Presidente, João Ferreira.
Álvaro Beijinha salienta que realizaram uma reunião de trabalho com a responsável do turismo de Szombathely “no sentido estabelecermos uma ponte, que faça com que cidadãos húngaros visitem o nosso Concelho e portugueses aquela cidade da Hungria. O Vice-Presidente da ERTAR referiu que Santiago do Cacém poderá ser um embaixador turístico da região na Hungria.”
O condado de Szombathely tem cerca de 80 mil habitantes, localiza-se junto da fronteira com a Áustria, tem uma forte vertente industrial, principalmente nas componentes para automóveis, e um nível de vida acima da média. “O nosso objetivo é que essa população, que passa férias na costa da Croácia, quando viaja para o estrangeiro, comece a procurar a nossa costa e o Alentejo,” refere o Autarca. Álvaro Beijinha avança que estão a ser estudas parcerias em outras áreas como a cultura, o desporto, a ciência e os cuidados de saúde.
A comitiva do Município de Santiago do Cacém assistiu e participou no Savaria Historical Carnival, um momento de celebração da cidade romana de Savaria, cujo ponto alto é o cortejo que junta mais de 1200 pessoas trajadas à época. “Trata-se de um grande evento que foi importante termos testemunhado, pois aprende-se sempre muito,” sublinhou Álvaro Beijinha.
A relação com Szombathely surgiu fruto da ligação do Município de Santiago do Cacém à iniciativa Terras Sem Sombra, cuja edição 2018 teve como país convidado a Hungria. O passado Romano levou ao estreitar de laços, que culminou com a celebração de um acordo de geminação entre o Município de Santiago do Cacém e o Município do Condado de Szombathely, no dia 31 de maio de 2019.