O Município de Santiago do Cacém é agora irmão do Município do Condado de Szombathely, na Hungria. A formalização desta ligação realizou-se no dia 31 de maio, com a assinatura de um acordo de geminação cuja cerimónia teve lugar na sala de sessões da Câmara Municipal. Na base desta ligação está o passado Romano comum às duas cidades, que abre portas para a concretização de iniciativas e projetos conjuntos no futuro.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, afirmou que este “acordo de irmandade” significa o estreitar de relações “ao nível da cultural, da economia, do turístico, da ciência, da arqueologia, da saúde e do ambiente. O Município de Santiago vai ganhar bastante com esta ligação que vai muito para lá da herança romana comum, que foi o ponto de partida para esta cooperação.”
O setor do turismo merece atenção no âmbito desta geminação, “Szombathely, no contexto da Hungria, tem algum poder de compra por ser uma zona com muita indústria nós, perante este cenário, devemos criar formas de atrair os seus habitantes ao nosso Concelho,” explica Álvaro Beijinha.
O Município de Santiago do Cacém tinha, até há data, apenas um protocolo de geminação com Santiago de Compostela, Espanha, mas na calha tem a ligação a outra região que a seu tempo será divulgada, passando assim a estar geminada a três cidades”.
Para Álvaro Beijinha “vivemos cada vez mais num mundo global em que a cooperação é fundamental para o desenvolvimento dos territórios, pois podemos contactar com realidades diferentes e isso é extremamente importante.”
O Presidente do Município do Condado de Szombathely, Tivadar Puskás , salientou que “esta geminação é o ponto de partida para se fortalecerem as relações entre os dois países, nas mais diversas áreas.”
O governante húngaro sublinhou que Szombathely, capital do condado de Vas com cerca de 80 mil habitantes, teve como fundador o Imperador Claudius, em 43 a.C., que é a terra natal de São Martinho um dos Santos mais celebrados na Europa, e acolhe orgulhosamente a terceira maior igreja da Hungria. Tivadar Puskás lembrou as ligações históricas entre os dois países através dos laços de parentesco entre as Rainhas Isabel da Hungria e a Rainha Santa Isabel de Portugal. Noutro campo lembrou o treinador húngaro Bella Gutman que, de 1958 a 73, treinou o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. Ao nível económico, Szombathely tem uma forte indústria de componentes para automóveis.
Tivadar Puskás espera que, da data da assinatura da geminação a um ano, as duas cidades possam realizar um intercâmbio a nível empresarial.
O presidente da Associação Portugal-Hungria para a Cooperação Miguel de Pape, que apadrinhou o acordo, mostrou o seu empenho “em fazer desde protocolo um sucesso”. Marcaram presença na cerimónia a Conselheira dos Assuntos Políticos, Cecilia Ivancsics e a Assessora da Cultura, Emese Rasvtovich, da Embaixada da Hungria em Portugal e a Presidente da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, Paula Lopes.
A cerimónia de assinatura do acordo de geminação contou com a atuação dos alunos da Escola Municipal de Música, Ensemble de Guitarras, conduzidos pelo professor Pedro Ramos.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha