Decorre em Santiago do Cacém, dias 23 e 24 de novembro, a partir das 10h00, as Jornadas Arqueológicas da Costa Sudoeste numa organização do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMDS), do Fórum Intermuseus do Distrito de Setúbal (FIDS) e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
A entrada e participação são acessíveis a todos os interessados mediante inscrição gratuita no site https://www.cm-santiagocacem.pt/evento/jornadas-arqueologicas-da-costa-sudoeste/.
Do programa da iniciativa fazem parte um conjunto de conferências que traçam o percurso da aventura humana no Alentejo Litoral desde a Pré-história até à Época Romana, sexta-feira dia 23 de novembro, a ter lugar na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.
Fora de portas, realiza-se uma visita guiada, sábado dia 24 de novembro, em autocarro, aos sítios arqueológicos de Miróbriga, em Santiago do Cacém, e às Ruínas Romanas de Troia, em Grândola. O evento integra uma exposição sobre as edições, produtos e oferta cultural dos Museus da Região.
Os bons resultados obtidos nas Jornadas Arqueológicas da Península de Setúbal incentivaram o MAEDS e o FIDS a estender a iniciativa à Costa Sudoeste, uma vez que os organizadores consideram ser importante apresentar e debater, com a Comunidade Educativa Regional (professores, pais e alunos), o Património Arqueológico defendendo que este pode contribuir, enquanto instrumento pedagógico, para um ensino mais experimental e mais ancorado territorial e socialmente, de forma a cativar a população escolar dos diferentes graus de ensino.
As Jornadas pretendem também ser um espaço e um tempo de convívio e aprendizagem entre todos os que têm responsabilidades nas áreas da Educação e do Património. Espera-se, ainda, ser um momento de descoberta das raízes e identidade cultural, ou simplesmente para fruir o rico património regional. A iniciativa pretende igualmente celebrar o Ano Europeu do Património Cultural.
As Jornadas contam também com a colaboração das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Seixal e Palmela.