O “Sábado a Ler…” trouxe, dia 25 de setembro, à Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal”, em Vila Nova de Santo André, o mundo das marionetas com a oficina “Vamos construir marionetas em família”, dinamizado pela atriz e marionetista Ângela Ribeiro.
Nesta oficina, as famílias ficaram a conhecer a linguagem do teatro de marionetas e as diferentes técnicas para a sua construção. Depois foi colocar em prática o aprendido, e usando materiais simples construíram a sua própria marioneta de luva. No final, houve tempo para experimentar, manipular e brincar com a personagem que criaram.
A iniciativa inseriu-se nas comemorações do 16.º aniversário da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” e terminou com as famílias a cantar os parabéns.
A atriz e marionetista Ângela Ribeiro formou-se em dança na Escola de Dança da Academia Almadense Frequentou o curso Puppet Theatre Arts, Escócia e o Departamento de Marionetas da Academia de Teatro de Varsóvia, na Polónia. Teve formação complementar em teatro, marionetas e dança com Neville Tranter, Hoichi Okamoto. Entre várias entidades, colaborou com The Puppet Lab, Teatro Nacional D. Maria II, Royal de Luxe, Marionetas de Mandrágora, Real Pelágio, Companhia de Dança de Almada. Realizou oficinas de expressão dramática e teatro de marionetas com a Casa das Histórias, Culturgest ou a Casa da Cerca, entre outros. Em 2015 cria “Histórias na ponta da língua | narração oral” e em 2017, com Susana Rosendo, “EmbalArte – teatro para a 1ª infância”.