No dia 9 de agosto, numa cerimónia que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvalade as corporações de bombeiros de Alvalade, Santiago do Cacém, Santo André, Sines, Odemira e Grândola viram os seus efetivos reforçados com a promoção de vários elementos a novas categorias.
Em cada uma das corporações, bombeiros foram promovidos a bombeiros de 3ª classe, e outros receberam a distinção de bombeiros especialistas, em reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação.
Na cerimónia, organizada pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, em conjunto com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Albano Pereira, realçou que a formação é crucial para os bombeiros que “garantem a segurança nas operações de emergência. Os bombeiros desempenham um papel vital na proteção de vidas, bens e do ambiente, atuando, por vezes em situações extremas. Para além da proteção de vidas importa, também, olhar para este homens e mulheres e capacitá-los de forma a que as suas próprias vidas sejam salvaguardadas no cenário das operações em que estão envolvidos.”.
A iniciativa pretendeu valorizar o trabalho executado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros e os seus corpos de bombeiros, bem como pelos formadores da Escola Nacional de Bombeiros, com o apoio contínuo da ANEPC, em colaboração com o Comando Sub-regional do Alentejo Litoral.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da ANEPC, Duarte Costa, e contou com a presença de representantes de diversas entidades, entre eles presidentes de Juntas de Freguesia e os Presidentes das Associações Humanitárias de Bombeiros.
Esta zona do país, que regista um reduzido efetivo de bombeiros, beneficia deste trabalho , com a promoção de cerca de 60 bombeiros. Estas promoções são um marco importante para as corporações envolvidas, aumentando a capacidade de resposta e a competência técnica dos bombeiros do Alentejo Litoral.