A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Associação Juvenil Amigos do GATO (AJAGATO) estabeleceram uma parceria com o objetivo de, uma vez por mês, apresentarem ao público do município uma peça de teatro com companhias profissionais. O projeto tem já o seu início no próximo sábado dia 13 de janeiro, com a subida ao palco do Auditório Municipal António Chainho da Comuna – Teatro de Pesquisa com a peça “Crise no Parque Eduardo VII”.
O projeto, designado EmCena, surge através da AJAGATO “ tendo em conta que a AJAGATO era quem promovia a Mostra Internacional de Teatro de Santo André (MITSA), e em reunião que mantivemos, mostrou a impossibilidade de dar continuidade à Mostra, o que a Câmara Municipal lamenta porque já se desenvolvia há 18 anos, e havia um trabalho muito profícuo por parte da AJAGATO, foi proposto a coorganização do projeto EmCena . Este projeto consiste na realização mensal de um espetáculo de teatro, englobando o teatro itinerante de verão a promover nas freguesias do Município, no mês de agosto, e os espetáculos de teatro para a infância”, explica o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Jaime Cáceres.
Para o Vereador da Cultura “ a Câmara Municipal entra numa parceria com muito valor para o Município de Santiago do Cacém. Nós vamo-nos empenhar para que este projeto vá em frente e para que a AJAGATO continue a trabalhar, como tem trabalhado ao longo destes anos, para o enriquecimento do teatro e da cultura no município e na região. A nível do público, o teatro está ganho em Santo André, tem-se captado nos últimos anos em Santiago do Cacém e no restante município. Queremos levar a cultura a todos e a AJAGATO também está imbuída deste espírito.”
No primeiro trimestre de 2018 as peças já agendadas e a terem lugar no Auditório Municipal António Chainho são:
13 de janeiro – Crise no Parque Eduardo VII – A Comuna Teatro de Pesquisa – ( com entrada gratuita)
10 de fevereiro – Projeto d´Homens – Companhia das Entranhas
9 de março – L´Esquisse – Gato SA