A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Associação Juvenil Amigos do GATO (AJAGATO) através do Projeto EmCena levaram a peça MARCEL da Warsaw Mime Center Company da Polónia aos palcos do Auditório da Escola Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e do Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém nos dias 21 e 23 de setembro.
MARCEL é uma performance de mímica que conta uma história vivida numa escola de uma vila, antes da Segunda Guerra Mundial, encenada por Lionel Menard.
Em janeiro de 1991 o encenador mostrou o meu estudo de guião a Marcel Marceau.
– “Que título lhe deste?” Perguntou ele.
– “A Aula”, senhor.
Lembro-me perfeitamente do silêncio que se seguiu. O mestre viajava mentalmente até à sua própria infância e intuía a tragédia que estava para vir quando terminasse aquele belo período da vida daqueles jovens. A guerra ia acabar com tudo.
– “Lionel, seria bom se no fim dessa história as crianças crescessem, envelhecessem, e depois se lembrassem das ilusões perdidas quando eram crianças”.
Aquele estudo deve tê-lo tocado bastante, porque durante muito tempo encorajou-me a continuá-lo. Retomo-o agora como um tributo ao mestre… enquanto imagino o seu olhar penetrante e o sorriso franzino. “A Aula” intitula-se agora “MARCEL”. Aqui vamos nós, Senhor Marceau…
A Warsaw Mime Center Company
Companhia de teatro dirigida por Bartłomiej Ostapczuk, sedeada na Scena Na Woli Stage of Dramatyczny Theatre em Varsóvia é formada por atores que há muitos anos estudam a arte da Mímica e os seus espetáculos são dirigidos por encenadores internacionais. Combinando o talento e a técnica do elenco com a imaginação e a experiência de artistas convidados, procuram provar que a Mímica é uma arte teatral completa e autónoma que tem muito a oferecer ao espetador contemporâneo.