No dia 2 de março, o Auditório Municipal António Chainho, recebeu a estreia da peça “L’Esquisse” do GATO,SA, que assinala os 30 anos da companhia de Santo André. “L’Esquisse” é uma peça de teatro físico que surge da vontade de quatro jovens atores, recém formados na Escola International de Teatro Jacques Lecoq, em aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em Paris. Marc Duchange (francês), Ulima Ortiz (franco/colombiana) e Tomás Porto (português) são os intérpretes/criadores e Carolina Santos (portuguesa) a cenógrafa.
Um espetáculo que se constrói a partir da narrativa de vida da personagem principal mas é uma proposta de teatro físico. O corpo e o silêncio são os lugares da sua exploração sempre na busca da transposição da vida para um universo sensível e simbólico.
Leo é um menino solitário, introvertido e de imaginação transbordante. O trabalho do pai é o único sustento da família, mas obriga-o a ausências prolongadas e Leo sofre com isso. Para preencher o vazio refugia-se no quarto, rodeado de desenhos e pinturas e dá vida a um amigo imaginário, seu confidente, refúgio, fonte de imaginação e espelho de uma paixão crescente pela pintura. Os anos passam e o interesse pela arte, inicialmente substituto do afeto paternal, ganha agora mais força. (…)
Leo renega tudo o que se relaciona com a sua paixão de infância e afasta-se do seu amigo de sempre. É um ato de revolta, uma reação à partida do pai e o jovem não é mais o mesmo…
Este espetáculo tem reposição agendada para os dias 7, 8 e 9 de março, no Auditório do Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro em Vila Nova de Santo André.
Esta peça está integrada no “Projecto EmCena”, uma parceria entre a Câmara Municipal e a AJAGATO (Associação Juvenil Amigos do GATO), que até ao final do ano irá trazer todos os meses, o teatro ao Município.
Marcaram presença na estreia da peça o Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Jaime Cáceres e o Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.
No final do espetáculo houve oportunidade para o público conversar com os atores e o director do GATO SA Mário Primo.