Integrada no Subsistema de Abastecimento designado por Roxo Poente arrancou a empreitada de adução de água a Ermidas-Sado e Foros do Locário, com fornecimento proveniente da ETA do Roxo. A intervenção, bastante alargada, estende-se também às Freguesias de Alvalade e Abela.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explica que, esta é uma empreitada “extremamente importante num compromisso assumido há alguns anos atrás”, quando a CMSC firmou a parceria que envolve 20 Municípios do Alentejo e a empresa Águas de Portugal. “Quando esta parceria foi estabelecida foi definido um conjunto de investimentos tanto no saneamento como no abastecimento de água em alta.” O projeto vem dar resposta às exigências de melhoria da qualidade da água que abastece as populações. “Com esta empreitada a água vai ser conduzida da barragem do Roxo, no Concelho de Aljustrel, passando a existir uma ligação para Alvalade e Ermidas-Sado. Todos estes investimentos são de facto significativos.”
A empreitada agora lançada faz parte de um conjunto alargado de intervenções a realizar, que “irá assegurar a qualidade e a quantidade de água necessária ao abastecimento a estes aglomerados.” Acrescentando, o comunicado da Águas Públicas do Alentejo, que com esta obra se poderá “responder mais eficazmente a situações de escassez de água.”
Com um prazo de execução de 365 dias, a empreitada foi adjudicada à empresa Tecnorem – Engenharia e Construções, S.A. pelo valor global de 2.644.632,63 € (dois milhões, seiscentos e quarenta e quatro mil, seiscentos e trinta e dois euros e sessenta e três cêntimos), com financiamento POSEUR a 85%.
Esta empreitada encontra-se integrada num leque mais alargado de investimentos da AgdA neste Subsistema de Abastecimento, que inclui a remodelação da ETA do Roxo (fase I e II) e a adução a Alvalade-Sado, abrangendo os Municípios de Santiago do Cacém e de Aljustrel, no valor global, para este Subsistema, de 10.8 milhões de euros.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha