A Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC) no âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias visitou, de 12 a 14 de maio, a Freguesia do Cercal do Alentejo. O Presidente de Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, os Vereadores com Pelouros, o Presidente da Junta de Freguesia, António Albino e os técnicos das respetivas áreas visitaram as obras de requalificação efetuadas na Freguesia, reuniram com associações e inteiraram-se de projetos futuros que vão trazer benefícios económicos e sociais para o Cercal do Alentejo. Este ano, as visitas às freguesias decorrerem em moldes diferentes devido à pandemia da COVID-19, privilegiando as visitas aos espaços públicos.
O Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha, fez um balanço positivo da iniciativa Presidência nas Freguesias no Cercal do Alentejo, onde “tivemos oportunidade de ver um conjunto de intervenções recentes que a CMSC realizou, e destaco desde logo a grande requalificação do Centro Histórico recentemente concluída”. Reconhecendo o Autarca que “há questões de pormenor que têm de ser corrigidas.” Esta intervenção “veio valorizar muito o Cercal do Alentejo, sendo que naquela zona passa a Rota Vicentina muito procurada por turistas, o que faz com que seja um cartão de visita do nosso Concelho.” A comitiva inteirou-se, também, da requalificação realizada pela Câmara Municipal no Mercado Municipal. Da visita fez parte a deslocação aos Foros da Pouca Farinha, Sonega, Aldeia do Cano, Catifarras, Espadanal e Chaparral “esta é uma Freguesia altamente dispersa com um grande potencial, nomeadamente turístico.”
Na visita à Igreja Matriz foi possível verificar diversas situações a necessitarem de intervenção. “Recordo que foi aprovada uma candidatura por parte da Paróquia a financiamento comunitário, e a Câmara Municipal vai também comparticipar a obra, mas tendo em conta o valor do apoio dos Fundos Europeus não vai ser possível resolver todos os problemas. No entanto, da conversa com o Pároco perspetivou-se no futuro fazer novas intervenções de forma a resolver problemas mais complicados.”
O novo relvado sintético do Campo Futebol da Boa Vontade da Sociedade Juventude Cercalense “é outro dos investimentos que destaco, com uma forte comparticipação da Câmara Municipal, 130 mil euros mais um conjunto de apoios ao nível de materiais, e da Junta de Freguesia. Dentro de algumas semanas os trabalhos estarão concluídos, o Clube está a intervir nas bancadas e em conjunto com a Câmara Municipal está a resolver-se a questão da potência elétrica.” A comitiva percorreu o Parque Empresarial onde está em curso “um grande investimento numa unidade de reciclagem.” Visitou, ainda, as obras de requalificação do Quartel do Bombeiros Voluntários também apoiadas pela Câmara Municipal. “Foi assinada uma adenda ao contrato para reforçar o apoio tendo em conta que foram efetuadas mais intervenções ao abrigo do contrato de financiamento dos Fundos Comunitários,” esclareceu.
A Casa do Povo realizou uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES ) para a construção de um Lar para Idosos, que neste momento aguarda a resposta da Segurança Social, um “projeto que teve desde a primeira hora o empenho da Câmara Municipal com a cedência do terreno.”
Durante a reunião que decorreu com o Movimento Associativo do Cercal do Alentejo foi apresentado o projeto cultural “Lavrar o Mira e a Lagoa”, dinamizado pela Associação “Lavrar o Mar” sediada em Odeceixe, que abrange os Municípios de Santiago do Cacém e Odemira, e resulta de uma candidatura. “O projeto foi aprovado e incluí várias iniciativas pelo nosso Concelho que vão começar no Cercal do Alentejo e para as quais é fundamental a participação da população desta Freguesia, das suas associações e coletividades pois trata-se de um projeto com forte cariz comunitário e ligado às tradições locais nas vertentes da música, dança, teatro e do cante,” explicou Álvaro Beijinha.
Da agenda da iniciativa Presidência nas Freguesias decorreu uma reunião com representantes da Associação de Pais, e no âmbito da política de descentralização da Autarquia, o sorteio do Passatempo “Ajude a Economia Local Compre no Comércio Tradicional” que aconteceu nas instalações da Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo, assim como, o atendimento ao público e a Reunião de Câmara Municipal.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha