No âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, acompanhado pelos Vereadores com Pelouros, Técnicos das respetivas áreas, pelo Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Cruz, e elementos do executivo da Junta visitaram, de 21 a 23 de abril, a Freguesia de Alvalade.
O Presidente da Câmara Municipal destaca a grande intervenção de requalificação do Centro Histórico, “era uma obra há muito desejada que veio qualificar a vila histórica de Alvalade e trazer contributos a vários níveis principalmente urbano.” Esta requalificação associa-se ao novo Museu de Arqueologia de Alvalade “cuja obra está concluída, só ainda não abriu portas devido à situação de pandemia que vivemos.” Para o Autarca estas duas intervenções decerto “serão uma alavanca para projetar o turismo em Alvalade.” Durante a visita a esta zona “apercebemo-nos de pequenos remates da obra, que não estavam na empreitada, nos quais a Câmara Municipal está a intervir para os resolver.”
A comitiva ficou a par do projeto de arrelvamento do Campo Sintético de Futebol de 7 que está a ser executado junto ao Campo Municipal de Alvalade. “Esta obra está a cargo do Futebol Clube Alvaladense e conta com o apoio da Câmara Municipal, que comparticipará 50% da parte não financiada do projeto para além do apoio ao nível de materiais.” Recorde-se que, há cerca de cinco anos, o Alvaladense concretizou o sonho de ter um relvado sintético, também, nessa altura a Câmara comparticipou o projeto de forma significativa.” As melhorias das condições oferecidas, como é o caso dos balneários em espaço cedido pela Escola Básica Professor Arménio Lança têm reflexo no crescimento do número de atletas do clube. “Aliás uma parceria que não posso deixar de sublinhar como um excelente exemplo que deve ser replicado”.
Muito relevante é “a intervenção que vamos realizar no edifício do antigo cinema de Alvalade, um espaço de memória desta vila, cuja obra de requalificação está prevista começar ainda este ano. É um projeto que candidatámos a financiamento comunitário e conseguimos a sua aprovação, não com o valor que gostaríamos, pois trata-se de um investimento na ordem de um milhão de euros,” salientou Álvaro Beijinha.
Os Autarcas verificaram o andamento das obras na Avenida 5 de Outubro, principal acesso ao Parque Desportivo de Alvalade. “Os pedidos dos moradores levaram a Câmara Municipal a avançar com a intervenção naquela parte do troço da avenida que não estava concluído e que já estava contemplada no nosso plano de atividades.”
A Freguesia de Alvalade “fica dotada de melhores condições a vários níveis quer seja desportivo, cultural e social com a residência para idosos e Centro de Dia da Casa do Povo, mas também ao nível da mobilidade,” afirmou Álvaro Beijinha.
Os eleitos durante a iniciativa Presidência nas Freguesias em Alvalade visitaram a Igreja Matriz – Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Oliveira, onde se inteiraram das necessidades de intervenção no edifício. Os Autarcas verificaram, também, o andamento das obras do novo Reservatório de Água de Alvalade. Na localidade da Mimosa visitaram os trabalhos de pavimentação de ruas, que ainda se encontraram em terra batida, e dos projetos para novas intervenções noutras ruas da localidade. A comitiva deslocou-se, também, à EM 518 e à Zona de Indústria Ligeira. Na agenda da visita incluiu-se a deslocação à Pinguela dos Coitos e Ponte Romana e uma reunião com o movimento associativo. A habitual Reunião de Câmara, que decorre todas as quintas-feiras, realizou-se nas instalações da Junta de Freguesia de Alvalade no dia 22.
A visita às Freguesias “ganha uma importância cada vez maior, este voltar ao terreno de uma forma organizada é necessário, pois estamos mais condicionados pela pandemia na nossa intervenção de proximidade com as pessoas,” não deixou de sublinhar Álvaro Beijinha.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém