No âmbito da política de descentralização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou-se, de 9 a 11 de abril, a Presidência nas Freguesias em Alvalade.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Cruz, acompanhados pelos Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e de técnicos municipais, inteiraram-se das necessidades da população e de projetos em curso. Do balanço desta visita destaque para o projeto de ligação da Barragem de Campilhas a Alqueva, o Auditório Municipal e a retoma da dinâmica das estruturas de apoio a idosos.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que “foram três dias de intensa atividade em que aprofundámos o conhecimento que temos sobre esta freguesia, de forma a dar as melhores respostas às necessidades da sua população. Foi, também, a oportunidade de verificar o trabalho que temos vindo desenvolver com investimentos importantes, como o recém-inaugurado Auditório Municipal de Alvalade, as obras do Centro Histórico e o Museu de Arqueologia de Alvalade, entre outras intervenções que realizámos nos últimos anos.”
No Parque de Empresas de Alvalade “verificámos a dinâmica da vertente empresarial, que foi outro dos aspetos positivos desta visita, quer seja na área industrial, quer seja na área agrícola.”
Durante a reunião com a Associação de Regantes e Beneficiário de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) “foi com satisfação que recebemos a notícia de que a chuva dos últimos dias veio suprimir em parte a falta de água, embora este persista com as cotas das barragens da região abaixo dos níveis desejados.” Álvaro Beijinha salientou o importante investimento que a ARBCAS quer desenvolver com a ligação da Barragem de Alqueva à Barragem de Campilhas, “o projeto já foi adjudicado e tem sido acompanhado pela Câmara Municipal, que se disponibilizou a comparticipar a parte não financiada. É um projeto fundamental para o futuro da agricultura não só desta freguesia.” A comitiva visitou também a Cooperativa Alensado “estrutura importantíssima na produção de tomate e do desenvolvimento económico da Freguesia”, e a Herdade das Borbolegas.
A nível social Álvaro Beijinha destacou a retoma da dinâmica da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, que tem delineado no seu plano de ação a criação de mais quartos e Centro de Dia.
O Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Cruz considerou “importante a realização de iniciativas como a Presidência nas Freguesias, pois é um momento em que damos uma atenção mais direcionada aos assuntos que a população, as associações e as organizações gostariam de ver resolvidos.” Para Ricardo Cruz “a presença dos autarcas no terreno é positiva porque em conjunto conseguimos resolver melhor os problemas, a Câmara Municipal porque tem mais meios e a Junta de Freguesia devido à proximidade um conhecimento mais profundo das necessidades.”
A comitiva percorreu as ruas do centro histórico de Alvalade, visitou o recém-inaugurado Auditório Municipal de Alvalade, o Museu de Arqueologia de Alvalade e a Igreja Matriz. Na área da educação foi visitada a sede do Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança e o Jardim de Infância “O Comboio”.
Reuniu com os representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros, do Movimento Associativo e da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas. Visitaram o Ateliê das Bordadeiras, onde ficaram a conhecer uma arte que mãos sábias guardam, e o Campo de Futebol Municipal onde o Futebol Clube Alvaladense apresentou projetos para o futuro sempre a apostar na formação desportiva de crianças e jovens. No setor do turismo foi visitado o mais recente turismo rural que abriu na freguesia de Alvalade, o Turismo Porto Beja.
Já na área das estruturas rodoviárias a Estrada Municipal 518 foi alvo de uma avaliação para recuperação futura.
Na Mimosa os autarcas e técnicos municipais percorreram as ruas da localidade e visitaram a sede do Grupo Motard Al-Balat.
O dia 11 de abril ficou marcado pela realização da Reunião de Câmara quinzenal, que decorreu na Junta de Freguesia de Alvalade.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha
Declarações do Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Cruz