A Presidência nas Freguesias 2024 decorreu, de 14 a 17 de maio, na União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra. Destaque dos quatro dias de visita para a dinâmica nas áreas do turismo e empresarial, a abertura da Loja de Cidadão e as obras na Escola Básica de 1.º ciclo de Santa Cruz.
Com o objetivo principal de manter um contacto direto com a população, empresas, associações, escolas e equipamentos sociais, o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, e a Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias, Isabel Contente, os vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, elementos do executivo da Junta de Freguesia e de técnicos de diferentes áreas da Câmara Municipal percorreram durante os quatro dias o território desta União de Freguesias.
Álvaro Beijinha faz um balanço positivo desta visita, salientando que “se trata de uma Freguesia que na realidade são três freguesias, num território vasto e com características diferentes, urbanas e rurais.” O Autarca destacou os “fortes investimentos” da Câmara Municipal em obras como a requalificação do Jardim Municipal e zona envolvente, do Parque de Empresas de Santiago do Cacém “cujo crescimento verificado levou a Câmara Municipal a adquirir um terreno de 9 hectares para ampliar a sua área, que atualmente está quase esgotada, com o objetivo de acolher mais empresas, criar emprego e riqueza.” No âmbito das empresas, a comitiva visitou a SEAR – Sociedade Europeia de Arroz. Na área das acessibilidades o relevo foi para “o investimento que estamos a fazer na pavimentação nos caminhos rurais, para dar às populações melhores condições de acesso.” A visita à Loja de Cidadão fez parte do programa, “este era um equipamento há muito esperado que vem dar uma resposta ao nível da prestação de serviços da Administração Pública a todo o Concelho.” A comitiva inteirou-se das obras de valorização da piscina descoberta do Parque Urbano de Rio da Figueira, durante a deslocação a esta zona verde da cidade.
Álvaro Beijinha constatou “que se mantém uma grande dinâmica no turismo, com os investimentos nessa área a crescerem de forma significativa, e outros a modernizarem-se para darem resposta às necessidades atuais como o Hotel D. Nuno.” Na área turística a comitiva ficou a conhecer os projetos turísticos Havana Vintage, Covas, Monte dos Caramelos e Herdade de Vale Maceiras.
Relativamente às escolas, desta União de Freguesias, decorrem as obras profundas de requalificação da Escola Básica de Santa Cruz, “cuja perspetiva é de reabrir no próximo ano letivo.” Os investimentos nas escolas rurais “têm sido constantes”, estes estabelecimentos de ensino, até há pouco tempo, eram os únicos da competência do Município a eles juntaram-se a Escola Secundária Manuel da Fonseca e o Jardim de Infância e Escola Básica Frei André da Veiga, em Santiago do Cacém. “Duas heranças que recebemos que têm alguns problemas, que paulatinamente estamos a resolver.” Fez parte do programa a visita aos jardins de infância e escolas básicas de Aldeia dos Chãos, Relvas Verdes e de São Bartolomeu da Serra. Foi, igualmente, mantida uma reunião com a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
Com o objetivo de fomentar a proximidade, os eleitos visitaram a sede do Grupo Motard de Santiago do Cacém, a Associação de Bem-Estar Social das Ademas, a Associação dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém. Dos diferentes momentos que fizeram a Presidência nas Freguesias, nesta União de Freguesias, Álvaro Beijinha destacou, ainda, o contacto com o movimento associativo desportivo e cultural, a população e os empresários. Sublinhando “o trabalho de parceria desenvolvido com a Junta de Freguesia, que queremos continuar a fazer em prol das pessoas.”
A Presidente da União de Freguesias, Isabel Contente, fez um balanço “muito positivo” da iniciativa, “é de extrema importância mantermos esta proximidade, seja no contacto de rua quando percorremos a localidades, seja através de reuniões com as diferentes associações, das visitas às empresas e os investimentos.” Durante os quatro dias “acompanhámos algumas obras da Junta de Freguesia, e fizemos o levantamento de intervenções futuras.” Outro aspeto a salientar é que “auxilia-nos a traçar objetivos e a planear” o trabalho.
A Presidência nas Freguesias 2024 é uma iniciativa realizada anualmente nos meses de abril, maio e junho em colaboração com as freguesias do Município.