A Câmara Municipal de Santiago do Cacém no âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias 2021 visitou, de 30 de junho a 2 de julho, a freguesia de São Francisco da Serra. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, acompanhado do Presidente da Junta de Freguesia, Hélder Pereira, dos Vereadores com Pelouros, dos técnicos das respetivas áreas e de elementos do Executivo da Junta visitaram a Freguesia com o objetivo de se inteirarem das necessidades e preocupações da sua população. A freguesia de São Francisco da Serra encerrou o ciclo de visitas realizadas no âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias 2021, que teve início em 14 de abril.
No balanço da visita, Álvaro Beijinha sublinhou o facto desta Freguesia “estar a ser fortemente marcada pela procura turística, sendo vários os projetos dessa natureza já instalados ou em fase de instalação, porque de facto o seu território encontra-se num local que fica entre a serra e o mar, com paisagens marcantes.” Outro aspeto que beneficia este crescimento turístico na Freguesia é o rápido acesso à mesma, pois fica perto do IC33.
No âmbito da visita “foi foco da nossa atenção os investimentos que a Câmara Municipal tem realizado nomeadamente ao nível da pavimentação dos caminhos rurais, assim como, as futuras intervenções que vamos desenvolver noutras vias semelhantes,” explicou o Autarca, destacando, também, a obra de requalificação urbana que está a ser desenvolvida na envolvente da Igreja. Álvaro Beijinha não deixou de salientar o trabalho “conjunto com a Junta de Freguesia para a concretização de muitas destas intervenções.”
Durante a visita a comitiva deslocou-se a São Francisco da Serra, Roncão, Foros da Palhota, Salema, Valinho, Cruz de João Mendes, Farrobo, Ademas, estrada do Tanganhal, caminho entre a Cortechã e o Livramento, e Ermida do Livramento. Da agenda fez parte uma reunião com os representantes do movimento associativo local. No âmbito desta ação de descentralização decorreram, nas instalações da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, a Reunião de Câmara Municipal e o atendimento ao público pelo Presidente da Câmara Municipal.
No balanço geral da Presidência nas Freguesias, Álvaro Beijinha frisou que este ano a iniciativa “realizou-se em moldes diferentes devido à pandemia por COVID-19, mas não deixou de ser muito produtiva tendo em consideração que no ano de 2020 não chegou a decorrer.” Explicando que “o contacto direto com as pessoas é, para nós autarcas, muito importante. Embora, infelizmente, do programa das visitas tenham ficado de fora as deslocações às escolas, aos equipamentos sociais e às empresas. No entanto, não deixamos de aprofundar o conhecimento sobre a realidade de cada uma destas freguesias, e sentimo-nos bem preparados para iniciar a discussão dos documentos provisionais para a elaboração do Orçamento Municipal. Com este ciclo de visitas, e uma vez que os Presidentes de Junta nos acompanharam, ficamos melhor informados sobre as prioridades ao nível dos investimentos para cada uma das Freguesias, o que é fundamental para desenvolvermos o nosso trabalho.”
Álvaro Beijinha não deixou de destacar “que esta é a nossa forma de estar na vida autárquica, próximo das pessoas e no terreno,” e nesse sentido “o balanço é claramente positivo,” concluiu.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha