Decorreu durante os dias 8, 9 e 10 de maio a visita à Freguesia de Alvalade, no âmbito da iniciativa “Presidência nas Freguesias 2018”, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, que se fez acompanhar dos Vereadores com Pelouros, do Executivo da Junta de Freguesia e de técnicos municipais das respetivas áreas.
A visita esteve mais ligada à área empresarial, tendo passado também por instituições da Freguesia. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, considera que “Alvalade, nos últimos anos, deu um salto muito qualitativo nas várias vertentes” e afirma “que é uma terra dotada de várias infraestruturas: tem escola, Lar, Centro de Dia daquilo que temos de melhor no Concelho, e aliás na Região, o Campo de Futebol relvado recentemente, com o forte empenho do Futebol Clube Alvaladense e com alguns patrocinadores, onde a Câmara Municipal, para além dos 130 mil euros que deu para o relvado, colocou a iluminação e também a vedação”.
Foi possível nesta visita ter o contacto direto com alguns investimentos que têm sido realizados e outros que se perspetivam, de onde o Presidente destaca “o investimento de mais de dois milhões de euros da queijaria “Dom Keijo”. Na Associação de Regantes foi-nos dado nota de investimentos de mais de dois milhões de euros na rede de infraestruturas de rega geridas pela Associação, e na Alensado tivemos a oportunidade de ver vários investimentos que têm sido realizados nos últimos anos, e também aqueles que se prespetivam”. Para Álvaro Beijinha “isto só é possível porque temos gente muito dinâmica, e um movimento associativo muito ativo”. É neste sentido que o Presidente da Câmara realça a organização da “grande iniciativa desportiva, que é o Alvalade-Porto Covo, o maior evento desportivo de BTT a nível nacional que conta com quase 3 mil participantes”.
A qualificação urbana foi um dos aspetos que o Presidente da Câmara e a restante comitiva também tiveram “a oportunidade de ver, a qualificação da Zona de Expansão, uma grande empreitada que fizemos há cerca de um ano, e sempre com um grande objetivo, como aliás nas outras freguesias, e em todo o Concelho, que é dar melhor qualidade de vida às populações” refere o Presidente da Câmara Municipal.
Além da importância da realização de obras, Álvaro Beijinha afirma que “mais importante do que isso é sentirmos que há respostas a outros níveis para dar qualidade de vida, neste caso aos reformados, como a questão do Lar e do Centro de Dia, que são equipamentos fruto da grande dinâmica da Casa do Povo, mas onde a Câmara Municipal se empenhou e apoiou. O Polidesportivo é uma infraestrutura do Futebol Clube Alvaladense mas que a CMSC participou financeiramente nessas obras, e na ZIL foram feitos investimentos privados. Por isso, pensamos que Alvalade está com uma dinâmica fortíssima e a Câmara Municipal vai continuar fortemente empenhada, como aliás sempre o fez.”