A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias, visitou nos dias 11, 12 e 13 de junho a Freguesia de Ermidas -Sado.
Álvaro Beijinha faz um balanço positivo da visita à Freguesia de Ermidas-Sado, destacando “a sua dinâmica empresarial e, não obstante as dificuldades, os empresários, na sua maioria locais, mostram pujança e desenvolvimento sendo uma importante fonte de criação de emprego. De sublinhar que nesta Freguesia temos um dos maiores empregadores do Concelho, a empresa MareDeus com cerca de 300 trabalhadores”. Uma maior empregabilidade reflete-se no aumento da população e “pelos indicadores que temos, nos Censos 2021 irá verificar-se um aumento da taxa populacional, aliás reflexo desse cenário foi o aumento de mais uma turma no ensino básico e existir uma lista de espera com 24 bebés para entrarem no berçário”, afirma o Presidente da Câmara Municipal. A rede de equipamentos sociais, como a Associação de Apoio e Desenvolvimento Integrado de Ermidas-Sado ou a Cruz Vermelha Portuguesa, e o movimento associativo pelo trabalho que presta à comunidade merecera o destaque do Autarca.
Durante a Presidência na Freguesia de Ermidas-Sado, a comitiva reuniu com os responsáveis do Grémio do Cineteatro Vitória “onde a questão da recuperação daquele espaço esteve em discussão, para a qual foi apresentada uma candidatura a fundos comunitários e a Câmara Municipal assumiu o pagamento da parte não financiada”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal, aguardando-se agora o resultado da candidatura.
O trabalho em parceria que tem vindo a ser desenvolvido com a Junta de Freguesia foi salientado por Álvaro Beijinha por “terem um papel ativo na resolução dos problemas, sendo muito importante para que a Câmara Municipal possa fazer da melhor forma o seu trabalho”. Nesta parceria foram destacadas as intervenções ao nível das infraestruturas da Freguesia. A par dos 13 quilómetros em passeios a Autarquia tem programado um investimento de 600 mil euros, a três anos, para tirar do eixo das vias as redes de água, “porque não faz sentido repavimentar e depois numa situação de rutura obrigar a abrir buracos deixando as ruas novamente danificadas”, explica Álvaro Beijinha.
No âmbito do programa da visita à Freguesia de Ermidas-Sado os eleitos verificaram as recém-concluídas obras de requalificação do troço da estrada municipal 545, entre a localidade de Faleiros e a ponte sobre a Ribeira de Corona, que permite o acesso ao Lousal. A intervenção, orçada em 150 mil euros, resultou de um acordo estabelecido entre o Município de Santiago do Cacém e o Município de Grândola.
Esta foi, também, a oportunidade para se inteirarem do andamento do projeto do Hotel Casa da Avó Souzinha, que está a ser desenvolvido num edifício simbólico daquela Freguesia, na Avenida Manuel Joaquim Pereira, e que será uma oferta de alojamento turístico com apartamentos e suítes num estilo onde se conjuga o rústico com o moderno.
No decorrer da visita foi possível conhecer o negócio da Corticeira Gonçalves & Douradinha, Lda. fundada em 1928 e que se dedica ao comércio, fabricação, preparação e venda de cortiças e madeiras e seus derivados.
Com o objetivo de sublinhar o trabalho desenvolvido pela Ambilital – Investimentos Ambientais no Alentejo, EIM a Presidência nas Freguesias teve a oportunidade de ver os investimentos realizados na área ambiental e visitar as instalações desta empresa fundada em 2001, que abrange uma área de 6.400 km2 com uma população de 115.437 habitantes, responsável pela produção de cerca de 60.000 toneladas de resíduos urbanos por ano.
A comitiva reuniu ainda com a direção Futebol Clube Ermidense para conhecer os projetos para o futuro do clube.
Foram três dias em que o Presidente de Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, os Vereadores com Pelouros e os técnicos das respetivas áreas percorreram a Freguesia no sentido de se inteirarem das necessidades e preocupações da população visitando escolas, equipamentos sociais, desportivos e culturais, empresas, e um empreendimento turístico.