A maior Feira Medieval do Litoral Alentejano, Alvalade Medieval, organizada pela Associação Cultural Amigos de Alvalade (ACAA), é a vencedora na categoria “Mais Património” dos Prémios da Revista Mais Alentejo 2024. A cerimónia da XXII Gala dos Prémios Alentejo, decorreu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, no dia 9 de novembro, e contou com as presenças da vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Mónica Pires de Aguiar, do chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo, João Queimado, e de membros da Direção da ACAA. O Presidente e Vice Presidente, Virgílio Lança e Ricardo Russo, respetivamente, assim como Ângela Rodrigues e Teresa Loureiro da Direção da Associação.
A cerimónia que tem como objetivo distinguir, anualmente, pessoas, entidades, instituições, empresas e projetos que revelem, nas mais variadas áreas, “a alma, a força e identidade do Alentejo”. Recorde-se que o Município de Santiago do Cacém contou, nesta edição, com a nomeação da SANTIAGRO – Feira Agropecuária e do Cavalo, na categoria “Mais Prazeres & Sensações”. As votações foram realizadas na página eletrónica da revista “Mais Alentejo”, até ao dia 3 do mês de novembro.
O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Durante três dias os alvaladenses trajam a rigor e recriam espontaneamente as vivências do burgo. O centro histórico de Alvalade transforma-se para receber El- Rei D. Manuel I e o seu séquito, com um cortejo pelas ruas, em honra de sua Alteza. Há mercadores, artesãos, trovadores, cavaleiros, centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso ao senhor bispo, num cenário perfeito para este regresso ao passado. O ponto alto é a dramatização do momento em que El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade, que aconteceu a 20 de setembro de 1510. Aos visitantes é proporcionada uma autêntica aula de história ao vivo numa viagem no tempo.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém congratula-se com esta distinção a um dos eventos mais emblemáticos do Município e do Alentejo.