Realizou-se no dia 13 de julho, a cerimónia oficial do hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2023”, na Praia da Costa de Santo André. As praias do Concelho de Santiago do Cacém, Costa de Santo André e Fonte do Cortiço, voltaram a ser distinguidas com o galardão “Praia de Ouro” pela qualidade da água balnear, atribuído pela Associação Ambientalista Quercus.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou, no decorrer da cerimónia, que é “uma chancela de qualidade máxima da água, que dá um conforto a todos os que frequentam esta praia, e que se junta à Bandeira Azul, outro galardão que, também, há vários anos ostentamos”. Acrescentando que a distinção atribuída às praias do Concelho “resulta de um trabalho conjunto entre as várias entidades”. No âmbito turístico, “sendo a praia um facto de atração ao nosso território durante o verão, ter esta chancela tornam mais atrativas as nossas zonas balneares o que se reflete na economia, nomeadamente, na restauração, hotelaria e comércio local”, referiu Álvaro Beijinha.
A Presidente da Quercus, Paula Nunes da Silva, explicou que a atribuição deste galardão “é o culminar do trabalho realizado ao longo do ano, para manter as águas balneares com qualidade, que resulta do trabalho de diferentes entidades.” A atribuição da bandeira “Praia de Ouro” baseia-se nas “análises oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente, que durante cinco anos têm de obter a avaliação de excelente.” Segundo Paula Nunes da Silva, este ano a Associação Ambientalista dinamizou o projeto “Praia de Ouro” através de ações de sensibilização das populações de forma a realçar “a importância de manter a qualidade da natureza, porque esta reflete-se na sua qualidade de vida”. Para a responsável da Quercus “a sustentabilidade deve ser trabalhada a todos os níveis, e os municípios têm cada vez mais interesse que o seu território tenha qualidade de vida para os munícipes e visitantes a par das atividades económicas”.
Estiveram, igualmente, presentes na cerimónia André Matoso, Administrador Regional da Região Hidrográfica do Alentejo, da Agência Portuguesa do Ambiente, Olga Martins, Diretora Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Marcos Sá, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Santo André, e Fábio Pereira da Junta de Freguesia de Santo André. A cerimónia ficou marcada pela libertação de uma gaivota recuperada no CRASSA – Quercus
A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias do hastear oficial da bandeira “Praia de Ouro 2023” teve em consideração o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém na área do ambiente e da Águas de Santo André (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento de águas residuais, fundamental para restituir ao ambiente marinho a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas. A Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem investido na melhoria das infraestruturas de apoio à praia, bem como reforçado a limpeza durante a época balnear.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha
Declarações da Presidente da Quercus, Paula Nunes da Silva