A Rota dos Museus do município de Santiago do Cacém e a riqueza do seu património histórico foi dada a conhecer durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), edição 2024, que decorreu entre 28 de fevereiro e 3 de março na FIL, em Lisboa. A Rota dos Museus, vencedor da categoria “mais património” nos prémios Mais Alentejo 2023, insere-se na estratégia turística da Câmara Municipal e integra o Museu Municipal de Santiago do Cacém, o Moinho da Quintinha, as Ruínas Romanas de Miróbriga, o Museu Rural de Abela, o Museu de Arqueologia de Alvalade e o Museu da Farinha de São Domingos. O objetivo desta Rota é o trabalho em rede, para promover o Município do ponto de vista patrimonial, mas fundamentalmente atrair turistas ao território.
A apresentação da Rota dos Museus decorreu, dia 1 de março, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que salientou que “este projeto tem trazido grande visibilidade ao Município impulsionando a nossa dinâmica turística. Porque se somos um território que oferece sol e mar, paisagens e natureza apresentamos, também, um vasto e rico património histórico.
O Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, destacou que “Santiago do Cacém tem desenvolvido uma política turística muito equilibrada entre a zona costeira, com a oferta de praia, e a dimensão ligada à cultura, à história, ao património e à gastronomia. Tem uma zona interior muito interessante com paisagens características que é muito procurada pelos turistas nacionais e estrangeiros.”
A Rota dos Museus foi apresentada por técnicos da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém a que também assistiram os vereadores Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar.
O Município de Santiago do Cacém participou na BTL, inserido no grande espaço promocional da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e foi visitado por milhares de pessoas. Álvaro Beijinha fez um balanço “muito positivo” da participação, “foi uma boa promoção das potencialidades turísticas do nosso Município. Arrisco mesmo dizer que tivemos milhares de visitantes no stand, e muitos já conheciam o Município. Por isso, nestes cinco dias, aproveitámos para mostrar o que de melhor temos para oferecer do artesanato à gastronomia, do vinho ao gin, da doçaria aos salgados e iguarias como a enguia.”
Durante a BTL “tivemos a oportunidade de estabelecer contactos com investidores que se interessaram pelo Concelho para desenvolver investimentos na área do turismo,” avançou Álvaro Beijinha. O Autarca destacou a presença dos empresários locais do setor a convite da Câmara Municipal. “É a oportunidade de visitarem a maior feira de turismo do país e de trazerem novas ideias, estabelecerem contactos e assim potenciarem novas oportunidades de negócio.”
No evento apresentamos os artesãos locais, José Maria Dias (miniaturas de carroças em madeira), Ana Paula Lança (cerâmica) e a Sadilar. Os nossos produtos regionais fizeram a delícia dos visitantes, que não resistiram às tradicionais alcomonias, os rebuçados de pinhão e as laranjinhas, o Bolo Santiago, os enchidos, as empadas de perdiz, ou as enguias preparadas pelo chef David Proença. Sabores acompanhados pelos vinhos da Herdade do Cebolal, do Des.apego e do Almejado, do Gin Black Pig e do Gin do Botico.
O Município integrou, ainda, o Kids Route − um projeto da BTL para que as crianças descubram o nosso país, e durante o qual ficarem a saber mais sobre Santiago do Cacém.
Participar na BTL faz parte da estratégia turística da Autarquia, “que tem dado frutos pois em nove anos praticamente quadruplicamos o número de dormidas no Município,” sublinhou Álvaro Beijinha.