O Município de Santiago do Cacém volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), naquela que é a maior montra do turismo nacional, que decorre de 28 de fevereiro a 3 de março, no espaço da Feira Internacional de Lisboa (FIL), enquadrado no grande espaço promocional da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (Pavilhão 1 stand AL04). A riqueza do património histórico do Município é o destaque desta edição com a apresentação, dia 1 de março, às 15h00, da Rota dos Museus.
Participar na BTL faz parte da estratégia turística da Autarquia que pretende dar a conhecer o que de melhor temos para oferecer a quem nos visita. Com mostras ao vivo de artesanato rural, do trabalho da artesã Paula Lança, que irá executar a técnica do esgrafito em cerâmica, e da Sadilar. Haverá também prova de produtos regionais como o Bolo Santiago, as Alcomonias, os Rebuçados de Mel e Pinhão, os Enchidos, as Empadas de Perdiz ou Enguias preparadas pelo chef David Proença. Destaque para a prova de vinhos da Herdade do Cebolal, do Des.apego e do Almejado, do Gin Black Pig e do Gin do Botico. As paisagens naturais de planícies, serras e praias do Concelho são outros dos atrativos que são dados a conhecer aos visitantes.
O Município vai, também, integrar o Kids Route − um projeto da BTL para que as crianças descubram o nosso país, e durante o qual vão ficar a saber mais sobre Santiago do Cacém.
A BTL é uma oportunidade única para dar visibilidade às empresas turísticas do Concelho, estabelecerem contactos, trazerem novas ideias e potenciarem novas oportunidades de negócio. Por essas razões, a Câmara Municipal volta a convidar os empresários a visitarem o certame, assegurando a sua deslocação à FIL no Parque das Nações.
De destacar que, de acordo com dados do INE, tem-se assistido a um crescimento notável a nível turístico no concelho de Santiago do Cacém, onde praticamente duplicaram o número de dormidas, passamos das 51 mil para mais de 100 mil. Ao nível de proveitos diretos na hotelaria, nos últimos quatro anos, assistiu-se a um crescimento de quase 130%, passando de 2,5 para 5,3 milhões de euros.