Para assinalar os 16 anos da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André, realizou-se, no dia 18 de setembro, a sessão de “Palavras ao Relento” com as “Canções do Medo”, pela contadora Ana Sofia Paiva.
A noite, de quase lua cheia, foi dedicada aos contos e à poesia, onde o imaginário fantástico da tradição oral portuguesa em que o medo surge pela mão de bruxas, papões, encantamentos e maus- olhados, deixou fascinados todos os que se juntaram para ouvirem estas memórias antigas. E ficar a saber que o medo é nosso aliado. Sem ele, como nasceria a coragem?
A contadora Ana Sofia Paiva dedica-se desde 2007 à narração de contos, dentro e fora de Portugal, centrando-se no conto maravilhoso e na musicalidade da performance oral. É membro do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, que alberga o Arquivo do Conto Tradicional Português, e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recoletora de folclore poético e narrativo. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na Universidade do Algarve.
Este espetáculo decorreu cumprindo as normas de higiene e segurança estabelecidas pela Direção Geral de Saúde para este tipo de eventos.