Decorreu, no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, no dia 18 de maio, a oficina “A Arte da Reciclagem de Jornal . Dezasseis crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, participaram na atividade orientada pela artesã Maria Santos.
Depois de lidas as notícias do jornal ele acaba, muitas vezes, jogado no lixo. Reutilizar e transformar o papel de jornal em objetos úteis e cooperar com o meio ambiente foram objetivos desta Oficina. Maria Santos há muito que se dedica a transformar o papel de jornais e revistas em objetos que são verdadeiras obras de arte. A artesã ensinou as técnicas básicas aos mais novos para que seja possível transformar jornais em peças lindíssimas.
Praticamente pode ser feito tudo com jornal, nomeadamente cestas, aparadores de copos, luminárias, abajures e muitas outras peças que podem compor de maneira elegante e sofisticada a decoração de ambientes variados.
Com esta reutilização do jornal é possível contribuir muito para que rios, lagos e mares possam receber menos lixo.
A iniciativa insere-se no âmbito das Oficinas promovidas pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém que mostram aos mais novos o mundo do trabalho e, neste caso, motivou o espírito criativo dos mais novos.
As Oficinas são iniciativas integradas no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.