Conhecer o Museu da Farinha em São Domingos, adquirir conhecimentos sobre o ciclo dos cereais e aprender a fazer o tradicional pão alentejano, marcou a manhã do dia 5 de maio, dos 24 participantes, na oficina “Dança de Cereais” organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Museu da Farinha.
Desde a eira, à moagem e à panificação os mais pequenos, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, tiveram oportunidade de conhecer toda uma tradição associada ao pão. No final degustaram a tiborna (pão acabado de cozer que se rega com azeite de boa qualidade e é polvilhado com sal ou açúcar) e levaram para casa o pão, por si confecionado, dentro do talego alentejano.
A oficina “Dança de Cereais” integrada no plano de Ação do Município de Santiago do Cacém – Insucesso Zero |Igualdade na Educação – visa contribuir para a redução e prevenção do insucesso escolar é cofinanciada pelo Alentejo 2020 Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, através da Tipologia de Intervenção “Medidas educativas orientadas para a promoção do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar”.