A Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André, recebeu no dia 23 de fevereiro a apresentação do livro de Sofia Isabel Vieira, texto, e Sandra Abafa, ilustração, Noronha, o ouriço com vergonha, no âmbito da iniciativa Sábado a Ler.
A Sala do Conto encheu-se de miúdos e graúdos para ouvir a história do ouriço envergonhado e de como fez um amigo. Muito participada foi também a oficina criativa onde os mais novos deram largas à imaginação e cada um criou o seu ouriço Noronha.
A autora das “Aventuras de Noronha”, coleção da qual faz parte esta história, tem fortes ligações à Freguesia de Santo André e ficou emocionada com a receção. Sofia Isabel Vieira é autora do projeto “Pais com P Grande”, com uma página no Facebook e no Instagram, “um projeto onde promove fundamentalmente o verdadeiro sentido da humanidade, partilhando muito do seu quotidiano em família e das suas experiências em tentar fazer do mundo um lugar melhor”. Ligada à área da Educação afirma ser “apologista da ideia da educação fora da sala de aula, os meus filhos estiveram em regime de ensino doméstico durante algum tempo atualmente estão na escola, mas continuo a pensar que as aprendizagens do dia a dia em casa e pelo mundo são muito importantes”.
Quanto aos Noronhas envergonhados, “um dos maiores problemas é acharmos que a vergonha é um problema quando ela é uma emoção, que pode ser contornada e não deve ser vista como algo negativo, pois é uma característica de personalidade como outra qualquer”, sublinha a autora.
Sábado a Ler… é uma iniciativa integrada no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.